Promo DL

Academias de Saúde de Praia Grande têm inscrições abertas

Cadastro deve ser feito nas próprias unidades, de segunda a quinta-feira, no período da manhã

Comentar
Compartilhar
15 SET 2017Por Da Reportagem11h02
Para se increver basta apresentar cópia do RG, comprovante de residência, cartão da Usafa e atestado médicoFoto: Divulgação

As nove Academias de Saúde em Praia Grande estão com inscrições abertas para munícipes interessados em participar das atividades físicas gratuitas.

O cadastro deve ser feito nas próprias unidades, de segunda a quinta-feira, no período da manhã. Basta apresentar cópia da identidade, comprovante de residência, cartão da Usafa e atestado médico.

Superação

Sorri, joga o braço para o alto, dois passos para direita, agora para esquerda, alonga, passo para frente e começa tudo outra vez. A dona de todo esse gingado e alegria é Gessi da Silva Sampaio, uma simpática senhora de 72 anos, que participou da aula especial de ritmos da Academia de Saúde do Ocian, que ocorreu em parceria com o Conviver. ­Senhora? Só mesmo no documento de identificação! Com tanta disposição e vontade de aproveitar a vida, a aposentada serve de exemplo e motivação para os mais jovens.

Moradora do Ocian há mais de 60 anos, Gessi é pura empolgação quando participa das atividades da Academia de Saúde do seu bairro. Mas nem sempre foi assim. Durante um tempo ficou sem sair de casa, quase em um quadro depressivo. A volta por cima veio com a chegada do novo equipamento da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande. “Hoje sou mais feliz. Me divirto quando venho para a Academia. Danço, brinco e faço exercícios. Fico mais solta e pronta para fazer o que for preciso em casa”, disse.

Atualmente, mais de 700 pessoas estão inscritas e participando das atividades em uma das nove Academias de Saúde de Praia Grande. As unidades estão em área anexa às Usafas. São elas: São Jorge, Antártica, Samambaia, Aloha, Santa Marina, Maracanã, Esmerada II, Melvi, além da Ocian. Esses espaços buscam incentivar a prática de atividades físicas com acompanhamento de um profissional.

“Muitas pessoas estão mudando seus hábitos e alimentação depois de ingressarem na Academia de Saúde. Temos casos de participantes que estavam depressivos ou com agravos na saúde. Isso mudou após frequentarem as aulas. Aqui também é um espaço de convivência. Realizamos também palestras e atividades como café da manhã e aulas de zumba”, explicou o professor da unidade do Bairro Ocian, Victor Hugo Ninelli.

A aula de ritmos ocorreu em parceria com a unidade do Programa Conviver Ocian, gerenciada pela Secretaria de Promoção Social (Sepros). A parceria entre as duas pastas vem sendo responsável por cada vez mais eventos deste tipo.

Colunas

Contraponto