Portugal corta dois do Barça e herói da Euro e define 23 jogadores que vão à Copa

O técnico Fernando Santos cortou 12 nomes da relação inicial, entre eles dois atletas do time espanhol: o lateral Nélson Semedo e o meia André Gomes

Comentar
Compartilhar
17 MAI 2018Por Estadão Conteúdo21h18
Cristiano Ronaldo está garantido e é a principal aposta do paísFoto: Associated Press

Apenas três dias depois de divulgar uma lista com 35 pré-convocados, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou nesta quinta-feira os 23 jogadores que representarão o país na Copa do Mundo da Rússia. O técnico Fernando Santos cortou 12 nomes da relação inicial, entre eles dois atletas do Barcelona: o lateral-direito Nélson Semedo e o meia André Gomes.

Tanto Semedo quanto André Gomes foram lembrados pelo treinador entre os 35, mas não convenceram para estar na relação final. O lateral-direito chegou ao Barcelona como aposta para a vaga deixada por Daniel Alves, mas não agradou, enquanto que o meio-campista decepcionou ainda mais e tem sido bastante criticado pela torcida e a imprensa.

Outros dois cortes marcantes aconteceram no ataque da seleção. O técnico português optou por deixar de fora o veterano Nani, ex-Manchester United e atualmente na Lazio, e Éder, do Lokomotiv Moscou, herói do maior título do país no futebol, a Eurocopa de 2016, ao marcar o gol da vitória na decisão contra a França, na prorrogação.

Fernando Santos ainda tirou da lista os defensores Antunes, João Cancelo, Luís Neto e Rolando, os meio-campistas Rúben Neves e Sérgio Oliveira e os atacantes Paulinho e Ronny Lopes. Todos estes jogadores ficarão na lista de suplentes, caso haja alguma lesão ao longo da Copa do Mundo.

A definição dos 23 também confirmou a manutenção de alguns dos principais nomes do país na lista. Como era esperado, Cristiano Ronaldo está garantido e é a principal aposta do país. O goleiro Rui Patrício, do Sporting Lisboa, o lateral-esquerdo Raphael Guerreiro, do Borussia Dortmund, o zagueiro Pepe, do Besiktas, e os atacantes Gonçalo Guedes, do Valencia, André Silva, do Milan, e Bernardo Silva, do Manchester City, também estarão no Mundial

A seleção portuguesa é a cabeça de chave do Grupo B da Copa do Mundo, que conta ainda com Marrocos, Irã e Espanha, adversária da estreia no dia 15 de junho, em Sochi. Antes, o país realizará três amistosos preparatórios contra: Tunísia, no próximo dia 28, em Braga; Bélgica, em 2 de junho, em Bruxelas; e Argélia, cinco dias mais tarde, em Lisboa.

Confira a lista de 23 convocados de Portugal para a Copa do Mundo:

Goleiros - Anthony Lopes (Lyon-FRA), Beto (Goztepe-TUR) e Rui Patrício (Sporting Lisboa)

Defensores - Bruno Alves (Rangers-ESC), Cédric Soares (Southampton-ING), José Fonte (Dalian Yifang-CHN), Mário Rui (Napoli-ITA), Pepe (Besiktas-TUR), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund-ALE), Ricardo Pereira (Porto) e Rúben Dias (Benfica)

Meio-campistas - Adrien Silva (Leicester City-ING), Bruno Fernandes (Sporting Lisboa), João Mário (West Ham-ING), João Moutinho (Monaco-FRA), Manuel Fernandes (Lokomotiv Moscou-RUS) e William Carvalho (Sporting Lisboa)

Atacantes - André Silva (Milan-ITA), Bernardo Silva (Manchester City-ING), Cristiano Ronaldo (Real Madrid-ESP), Gelson Martins (Sporting Lisboa), Gonçalo Guedes (Valencia-ESP) e Ricardo Quaresma (Besiktas-TUR)

Colunas

Contraponto