X

Copa do Mundo 2018

Brasil encara 'amaldiçoado' México por 7ª classificação seguida às quartas

Nos últimos anos, a 'Tri' se tornou uma pedra no sapato da seleção pentacampeã mundial, com triunfos em três finais: na Copa América de 1999, na Copa Ouro de 2003 e nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012

Agência Brasil

Publicado em 01/07/2018 às 19:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A expectativa em relação à equipe do técnico Tite para este jogo é a atuação de Neymar / EFE/EPA/ZURAB KURTSIKIDZE

*Com informações da EFE

Sem saber o que é ficar fora das quartas de final da Copa desde a edição de 1990, a seleção brasileira buscará mais uma vez a vaga entre os oito melhores nesta segunda-feira, na Cosmos Arena, e terá como adversário o México, que morreu nas oitavas nos últimos seis Mundiais.

A Copa da Itália, há 28 anos, teve uma queda do Brasil logo na segunda fase, em clássico contra a Argentina, e foi a última sem a participação dos mexicanos. Desde então, a equipe sul-americana obteve dois títulos, foi vice-campeã uma vez, quarta colocada em outra e ainda acumulou duas quedas nas quartas, enquanto representante da Concacaf vive a chamada "maldição das oitavas", fase em que foi eliminada em todas essas seis vezes.

Nos últimos anos, a 'Tri' se tornou uma pedra no sapato da seleção pentacampeã mundial, com triunfos em três finais: na Copa América de 1999, na Copa Ouro de 2003 e nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, adiando em quatro anos o sonho do ouro inédito, obtido apenas no Rio 2016.

Da conquista na capital londrina, sete jogadores estão no elenco dirigido por Juan Carlos Osorio, com destaque para o volante Héctor Herrera, único titular atualmente, e o atacante Oribe Peralta, autor dos dois gols da decisão de seis anos atrás. Já o Brasil conta com o zagueiro Thiago Silva, os laterais Danilo e Marcelo e o atacante Neymar entre os medalhistas de prata.

O México também levou a melhor na Copa América em 2001 e 2007 e na Copa das Confederações de 2005, mas nessas duas últimas os brasileiros não têm motivos para lamentar, já que ficou com o título.

Por outro lado, em Copas do Mundo o domínio é verde e amarelo. O Brasil enfrentou a equipe da América do Norte quatro vezes, todas em fases de grupos, somou três vitórias (1950, 1954 e 1962) e um empate (2014) e não sofreu um gol sequer.

Mundo afora, a expectativa em relação à equipe do técnico Tite para este jogo é a atuação de Neymar, que tem no Mundial a chance de enfim chegar ao trono de melhor do mundo após as eliminações de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo neste sábado.

Entretanto, até agora, o camisa 10 da seleção ainda não encantou. Os destaques dos pentacampeões até agora foram a defesa, apesar do gol de escanteio sofrido na estreia, no empate com a Suíça em 1 a 1, e o meia Philippe Coutinho, que já marcou duas vezes e deu uma assistência.

Tite recebeu a boa notícia da liberação do lateral-direito Danilo, recuperado de uma lesão no quadril. Já o lateral-esquerdo Marcelo, que sentiu espasmo na coluna contra a Sérvia, na última quarta, ainda é dúvida, enquanto o meia Douglas Costa continua fora devido a uma lesão no músculo posterior da coxa direita.

O treinador ainda não confirmou, mas a tendência é repetir a escalação da vitória sobre os sérvios por 2 a 0, que garantiu o Brasil nas oitavas.

Na tentativa de quebrar o jejum e avançar às quartas, fase a que chegou apenas duas vezesm em 1970 e 1986, ambas como anfitrião, o México precisa recuperar a imagem positiva deixada nas vitórias sobre Coreia do Sul e principalmente Alemanha. Na terceira rodada, no primeiro jogo em que Osorio repetiu a escalação à frente da 'Tri', a equipe foi presa fácil para a Suécia e perdeu por 3 a 0, o que a deixou em segundo lugar no grupo F.

O ex-treinador do São Paulo tem apenas um baixa para o duelo, o zagueiro Héctor Moreno, que cumprirá suspensão devido ao segundo cartão amarelo e provavelmente será substituído por Hugo Ayala.

Prováveis escalações:

Brasil: Allison; Fagner, Miranda, Thiago Silva e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Philippe Coutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jeses. Técnico: Tite.

México: Ochoa; Álvarez, Ayala, Salcedo e Gallardo; Guardado, Herrera e Layún; Vela, Lozano e 'Chicharito' Hernández. Técnico: Juan Carlos Osorio.

Árbitro: Gianluca Rocchi (Itália), auxiliado pelos compatriotas Elenito Di Liberatore e Mauro Tonolini.

Estádio: Cosmos Arena, em Samara.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter