23h : 28min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Contraponto

  •  

    Confiança

    Durante o anúncio dos novos leitos para o Hospital dos Estivadores, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) demonstrou bom-humor. Chegou ao local sorrindo e brincou com membros da imprensa. Torcedor do Santos, o chefe do Executivo mostrou otimismo para o jogo do Peixe contra o Paysandu, na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil. “Vai ser 3 a 0 hoje!”, cravou Barbosa. A partida terminou com o placar de 2 a 0 para o Santos.

  •  

    Provocação

    Ainda falando de futebol, o prefeito também provocou um câmera, que é torcedor do Corinthians. “Somos todos Ponte Preta! Vai ser a vingança do Pottker. Não foi para o Corinthians e ainda vai tirar o título deles”, brincou Barbosa, em referência a final do Campeonato Paulista entre o time de Campinas e o rival do Santos.

  •  

    Cegueira

    O vereador de Guarujá, Naldo Perequê (PPS), projeto de lei que institui a campanha ‘Abril Marrom’ - a exemplo do ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’. O objetivo, neste caso, é despertar a importância da prevenção à cegueira - doença que pode ser facilmente evitada, desde que diagnosticada rapidamente.

  •  

    Lixo

    O plenário da Câmara de Guarujá aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 014/2017 do vereador Fernando Peitola (PSDB) que dispõe sobre a inclusão de estudos básicos sobre tratamento e destinação de lixo no currículo das escolas municipais. A nova disciplina deverá ser lecionada para os alunos do Ensino Fundamental e incluir temas como: minimização de resíduos sólidos; mudança de hábitos de consumo sem desperdício; preservação do meio ambiente e ­sustentabilidade.

  •  

    Cumprir horário

    Também foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 013/2017, também de Peitola, que torna obrigatório o cumprimento de horário específico para coleta de lixo em locais de difícil acesso. A matéria prevê a fixação dos horários e dos dias da semana em que os serviços sejam realizados, para que a população possa se programar e, assim, evitar o descarte precoce e, algumas vezes, indevido, de materiais nas ruas e terrenos.

  •  

    Homenagem

    Carina Vitral, presidente da UNE, recebeu, no último dia 21, em Ouro Preto, a Medalha da Inconfidência. O prêmio, entregue pelo governo de Minas Gerais, homenageia personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do estado e do Brasil.

  • Quarta
    26 de Abril
  •  

    Rumo a Brasília

    O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), viajou ontem para Brasília. O chefe do Executivo teve uma audiência com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, para tratar das obras da entrada da cidade. “São quase R$ 290 milhões que nós temos de convênio com o Ministério, com a Caixa, e agora a gente tá cuidado das próximas etapas. Vamos fazer uma próxima licitação no mês de maio. É para isso que estou indo a Brasília”, disse o tucano.

  •  

    Estivadores e UPA

    Barbosa também teve uma reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para tratar do Hospital dos Estivadores. “Tratar dos recursos que precisam ser transferidos, do Governo Federal para a cidade, para garantir a abertura das próximas etapas do hospital. E também os recursos para que a gente possa seguir em frente com as obras da UPA da Zona Leste”, completou o prefeito.

  •  

    Companhia

    O prefeito não é o único representante santista em Brasília. Os vereadores Lincoln Reis (PR), Augusto Duarte (PSDB) e Fabiano Reis (PR) viajaram a Brasília para integrar a ‘Marcha dos ­Vereadores’.

  •  

    Mutirão em Mongaguá

    O vereador Sérgio Silvestre Rodrigues, o Guinho (PRP), apresentou um requerimento para que o Governo do Estado promova mutirões de atendimento em Mongaguá. Segundo o parlamentar, há uma demanda ­reprimida.

  •  

    Fila de espera

    Guinho destacou que a especialidade foi incorporada à estrutura do Ambulatório Médico de Especialidades, com número limitado de atendimentos por município ao mês, o que provoca uma fila de espera.

  •  

    Baleia azul

    Acolhendo proposta da vereadora Telma de Souza (PT), a Câmara de Santos realiza audiência pública para debater medidas de prevenção às consequências ocasionadas pelo jogo Baleia Azul Challenge entre jovens da cidade, no próximo dia 5, a partir das 14h30. O debate contará com a presença de especialistas e autoridades.

  •  

    Jogo criminoso

    "Este jogo criminoso desvenda um tema de maior abrangência, que é o suicídio, e traz à luz a necessidade de se analisar os fatores que contribuem para a interrupção voluntária da vida. É preciso entender quais são os significados existentes que tornam o suicídio uma decisão da pessoa, e, em especial, dos jovens, que usualmente vivem em um estado de insegurança por estarem em formação psicológica”, avalia a vereadora.

  • Terça
    25 de Abril
  •  

    Primeira vez

    Rafael Ambrósio (PT) assumiu uma cadeira na Câmara de Santos. O arquiteto e urbanista entrou, na última quinta-feira, no lugar de Chico Nogueira (PT), que se afastou para realizar um tratamento de saúde. O período do petista no Legislativo santista segue até sexta-feira.

     

  •  

    Mais segurança

    O vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) realizou uma indicação ao Executivo, solicitando que seja providenciado o reforço das rondas policiais nos horários, das 21h às 23h, período de saída dos alunos das faculdades UniSantos , Unifesp, Unicesumar e Senac, que estão lidando constantemente com assaltos à mão armada, na Avenida Conselheiro Nébias, Rua da Constiruição e Rua Silva Jardim, no trecho da Dr. Emílio Ribas e Luisa Macuco. Segundo Banha, a polícia deve agir nestes locais, de maneira ostensiva e preventiva, uma vez que é necessário garantir que os alunos tenham segurança para ir estudar.

  • Segunda
    24 de Abril
  •  

    Câmara Jovem em Guarujá

    O legislativo guarujaense tem realizado o projeto 'Câmara Jovem'. O foco são as universidades, escolas técnicas e de ensino médio. A primeira edição da iniciativa foi no último dia 12, na Faculdade Don Domênico, e contou com a participação dos vereadores Edilson Dias, José Nilton Doidão, Juninho Eroso, Joel Agostinho, Luciano Tody, Naldo Perequê, Sérgio Santa Cruz, Nequinho e Zé Teles Júnior.

  •  

    Sinalizado

    O vereador santista Sergio Santana (PR) apresentou um projeto de lei para que vias públicas sujeitas a inundações ou alagamentos recebam sinalização indicativa dessa condição, com caráter educativo e informativo. Na visão do parlamentar, a medida evita que munícipes e turistas se exponham a situações de risco pessoal e dano patrimonial.

  • Domingo
    23 de Abril
  •  

    Câmara no Bairro

    Na próxima quarta-feira (26), das 19 às 21h30, a Câmara de Guarujá realiza a primeira edição do projeto 'Câmara no Bairro', na Sociedade Esportiva Itapema (Rua Agenor de Assis, 97, Vila Alice), em Vicente de Carvalho. O objetivo é ampliar a interlocução com os munícipes e identificar demandas específicas de cada zona da Cidade, através de sessões itinerantes realizadas mensalmente nos bairros.

  •  

    Outros bairros

    Também já estão agendados encontros no bairro do Santa Rosa (em maio, na Igreja Santa Rosa de Lima) e no Jardim Las Palmas (em junho, no Grêmio dos Funcionários Públicos). Até dezembro, serão realizadas oito edições do 'Câmara no Bairro'.

  •  

    Contato com o povo

    "Queremos, sobretudo, estreitar o contato com o povo, por meio de um trabalho participativo, com o intuito é ouvir suas demandas, discutir ideias, esclarecer dúvidas, trocar conhecimento e conteúdo", resume o presidente do legislativo, Edilson Dias (PT), idealizador da iniciativa - que foi aprovada no último mês de março, pela unanimidade dos vereadores.

Colunas

Contraponto