Entrada da Cidade
Unip

Contraponto

  •  

    Rui presidente

    Esta coluna recebeu a informação que a Cãmara de Santos antecipa para a esta quinta-feira (27) a eleição da nova Mesa Diretora da Casa. Segundo a fonte, o Executivo deve orquestrar o esvaziamento da sessão, mas 13 vereadores deverão permanecer e eleger Rui de Rosis (MDB) o novo presidente da Casa. É aguardar e conferir.

  •  

    Setembro Amarelo

    O Vereador Geonísio Pereira Aguiar, o Boquinha (PSDB), realiza hoje, às 15 horas, no auditório Zeny Goulart, na Câmara de Santos, audiência pública com o tema: “Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio”, com a presença de autoridades da área de saúde para debater o assunto de forma mais clara e aberta entre munícipes e autoridades. O “Setembro Amarelo” é conhecido mundialmente como o mês de conscientização do suicídio.  “Muitas vezes as pessoas não comentam o tema por ser um tabu ou por medo, mas temos que falar sobre o suicídio abertamente, afinal, como vamos combater um ato, sem debater sobre ele?! Isso só colabora para o aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda”, afirma vereador.

  •  

    45 minutos

    Atualmente, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. E estima-se que um milhão de pessoas morram desta forma por ano.  “É interessante lembrar que só 28 países tem uma estratégia nacional de combate ao suicídio”, relembra vereador sobre alguns dados passados por especialistas da área, na audiência pública do ano passado, abordando a mesma temática.
    O suicídio já é considerado a quarta maior causa de causa de morte no país. Na Baixada Santista. No primeiro semestre de 2018 foram quase 110 tentativas e 105 mortes.

  •  

    Trote em Guarujá

    Hoje, a Câmara de Guarujá deve votar o Projeto de Lei do vereador Sérgio Santa Cruz (PRB) que institui medidas contra a prática de trotes telefônicos à Guarda Civil Municipal (GCM). A proposta define multas para os responsáveis, que variam de R$ 634,00, para primeira incidência, a até R$ 1.268, em casos de reincidência. A identificação será feita através de registros obtidos junto às empresas de telefonia, assim como pelo serviço de atendimento da Guarda. O responsável pela linha terá prazo de 30 dias para apresentar  defesa por escrito ao órgão competente que irá avaliar a situação.  Caso fique evidenciado que o responsável pela linha não seja o autor da ligação, ele ainda terá oportunidade de comprovar a identidade e endereço do responsável.

  • sexta
    21 de setembro
  •  

    Mourão não espera

    O prefeito Alberto Mourão publicou nas redes sociais um vídeo mostrando toda sua indignação com a demora do Governo Michel Temer em atender pedidos básicos, como o fornecimento de ambulâncias. “Tem aumentado as reclamações sobre o tempo de espera de ambulâncias e isso está ocorrendo pela ineficiência do Governo Federal, que tinha que enviar para Praia Grande seis ambulâncias. Mas medidas estão sendo tomadas”, disse o prefeito, alertando que já solicitou a compra dos veículos, “para diminuir o tempo de respostas”, completa o prefeito, alertando que não dá para esperar mais que o Governo Federal cumpra seu compromisso com a área da Saúde.

  •  

    Márcio dois dígitos

    Uma das mais recente pesquisa Datafolha, divulgada em 7 de setembro, mostrou Márcio França com 8% das intenções de voto, o dobro em relação à enquete anterior do mesmo instituto, divulgada em 22 de agosto. Na última rodada, na última quarta-feira (19), desta vez realizada pela FLS Pesquisa e Marketing, o atual governador e candidato à reeleição pelo PSB já apareceu com 10,8% das intenções de voto. Em agosto, França aparecia com 9,1% na enquete da FLS.

  •  

    Mais conhecido

    França tem se destacado entre os postulantes ao cargo de governador do Estado a partir da participação em debates e da campanha eleitoral na TV e no rádio, nas ruas e nas redes sociais. Até então desconhecido por grande parte dos eleitores do Estado, o ex-prefeito de São Vicente e atual governador do Estado vem se tornando cada vez mais conhecido do eleitorado. “Estamos cada vez mais próximos do segundo turno. A cada semana crescemos mais nas pesquisas. Quem mora em São Paulo quer votar em alguém que tenha palavra e pulso firme para governar”, comenta França.

  •  

    Primeiro uniforme

    A Câmara de São Vicente aprovou projeto de lei complementar de autoria do Executivo que concede auxílio fardamento a guardas municipais e agentes de trânsito. Os funcionários receberão os valores no primeiro vencimento e, depois, no mês de aniversário, do ano subsequente ao ingresso no funcionalismo.

  •  

    Em Guarujá

    A Câmara aprovou projeto de lei, de autoria do vereador Toninho Salgado (PSD), que propõe a criação da campanha voltada à valorização do professor e ao combate à violência no ambiente escolar. “É primordial a ampliação das discussões sobre a autoridade do professor na sala de aula, sempre com foco no respeito mútuo e a valorização da cultura de paz nas escolas”, destaca o autor da propositura, que também é professor da rede pública, e chama atenção para a grande quantidade de casos de agressão que tem envolvido alunos e docentes. Segundo pesquisa feita pela Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), no último ano de 2016 houve, pelo menos, 249 casos de agressão física a professores no território paulista.

  • quinta
    20 de setembro
  •  

    Bitucas do Toddy

    Vai tramitar em Guarujá o projeto de lei, de autoria do vereador Luciano Tody (MDB), que autoriza a criação do ‘Programa Calçada Limpa’ em âmbito local, com base na Lei Antifumo (Lei Estadual 13.541/09). De acordo com a proposta, que tem caráter autorizativo - ou seja, faculta ao Poder Executivo a sua adoção, ou não - os estabelecimentos públicos e privados presentes no Município deverão instalar cinzeiros removíveis, em suas respectivas calçadas, durante o horário de funcionamento, de modo a evitar o descarte ­inadequado de bitucas de cigarro.

  •  

    Vale tudo

    O regramento abrange ambientes de trabalho, estudo, cultura, religião, lazer, esporte, entretenimento, bem como áreas comuns de condomínios, casas de espetáculo, bares, lanchonetes, praças de alimentação, hotéis, pousadas, centros comerciais, repartições públicas, espaços de exposições, dentre outros.

  •  

    Várzea

    Também está pautado projeto de lei de autoria do vereador Juninho Eroso (PP), que sugere a criação de programa específico, voltado à revitalização e preservação dos campos de futebol de várzea presentes na Cidade que tenham valor histórico/cultural. A proposta também tem caráter autorizativo e  prevê ações de melhorias nesses locais, que poderão ser realizadas através de parcerias público-privadas. O gerenciamento ficaria a cargo da Prefeitura.

  •  

    O dinheiro

    Os recursos viabilizados seriam destinados à instalação de alambrados, grama sintética, iluminação, vestiários e espaços de lazer. Dessa forma, segundo o autor da propositura, seria garantida a preservação da cultura e dos espaços de socialização que ainda restam na cidade, para que os munícipes possam praticar esportes sem custos.

  •  

    Lixo

    Será discutido o projeto de lei, de autoria do vereador Sérgio Santa Cruz (PRB), que trata da criação de campanhas específicas de conscientização para combater o descarte irregular de lixo, em âmbito local. De acordo com a proposta, que tem caráter autorizativo o público alvo dessas ações seriam os alunos de escolas da rede de ensino do Município. A eles seriam distribuídos material educativo-informativo sobre o tema, que também poderiam ser repassados à população em geral. O projeto também prevê a realização de parcerias com a iniciativa privada para garantir os recursos necessários. Em sua justificativa, o autor destaca que o descarte irregular de lixo tem sido um problema crescente nos bairros de Guarujá e Vicente de Carvalho.

  •  

    Empoderamento

    A Assessoria de Assuntos Políticos da Mulher de São Vicente, em parceria com o Centro de Referência de Apoio a Vítima, promove amanhã (21), às 14h, a palestra ‘Empodere-se’ direcionada às mulheres de todas as idades. O evento será no Centro Integrado de Empreendedorismo e Cidadania, Avenida Presidente Wilson, 1136 – Itararé, e terá como palestrantes três mulheres do grupo ‘Movimento Empoderar’. Elas falarão sobre autoestima e valorização da carreira, além de compartilharem histórias de superação, para encorajar outras mulheres a conquistarem seus ­objetivos.

  • quarta
    19 de setembro
  •  

    Desabafo de Adilson

    Ações que deixam de ser feitas no Hospital da Zona Noroeste fez com que o presidente da Câmara de Santos, o vereador Adilson Junior (PTB), usasse a tribuna da Casa recentemente: “as condições do Hospital da Zona Noroeste é um tema que essa Casa fala constantemente, que já foi alertada aqui por inúmeros vereadores. Todo mundo sabe que hoje preconiza pelo Ministério da Saúde a questão da triagem. Você chega lá, a pessoa coloca uma fitinha em você, conforme a sua necessidade. Um total de 80% das pessoas recebe a fitinha azul, que são problemas que podem receber atendimento nas policlínicas. Ocorre que a triagem no hospital da Zona Noroeste só vai até às 19h, e depois? Não tem mais triagem e como seleciona”.

  •  

    Segurança

    Outra questão levantada por Adilson é a falta de um guarda municipal no local. “Precisamos de um guarda ali não só para a segurança dos servidores, mas também das pessoas que procuram o hospital”, completa, questionando as diretrizes e prioridades para o local. “A gente sabe o que vem acontecendo, se não fosse emenda dessa Casa ainda estava chovendo lá dentro. A gente sabe a dificuldade da saúde pública em todo País, mas em especial desse hospital que cuida ali do pronto atendimento, que tem a sua maternidade, que cuida de toda uma região carente que vai lá quando realmente precisa e que vive a mercê de muitas ações.

  •  

    Alerta

    “A segurança e a melhora na triagem melhorariam muito a vida de quem precisa do hospital. Acho que vale o Executivo ouvir nossos pedidos que ecoamos de acordo com as reclamações que recebemos dos munícipes, quase que diariamente”, alertou o parlamentar.

  •  

    Cubatão

    A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que trata do processo de contratualização da Prefeitura de Cubatão com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) começou os trabalhos.  O presidente da CEI, vereador Ivan Hildebrando (PSB), comentou que o objetivo de discutir as condições em que ocorrerá a renovação do contrato tendo em vista que atualmente a cidade não possui contrato de concessão para a exploração dos serviços prestados pela Companhia.

     

  •  

    Dúvidas

    O membros da Comissão decidiram solicitar ao Executivo informações sobre quem são os responsáveis pelo processo de contratualização e se o grupo de trabalho criado dentro da Prefeitura para tratar do assunto ainda está em vigor. Outra dúvida da Comissão se refere à minuta de contrato enviada pela administração para tratar da renovação com a empresa pública.

Colunas

Contraponto