Diário do Litoral

Santos, 02 de setembro de 2014

Especiais

Sindical

05 de março de 2014 às 11h42

Aposentados e pensionistas do INSS recebem a partir de amanhã

Feriado de Carnaval atrasou calendário de pagamento e deixou cerca de 12 milhões sem dinheiro

Da Reportagem

Aposentados, que ganham mais que o piso nacional, só vão receber seus benefícios a partir de amanhã. O calendário de pagamento do INSS está atrasado neste mês por causa dos feriados do Carnaval. Com isso, cerca de 12 milhões de aposentados e pensionistas, sendo cerca de 100 mil só na região da Baixada Santista, ficaram sem o dinheiro de seus benefícios no feriado prolongado.

Segundo o INSS, apesar de não ter sido feriado na última segunda-feira, o dia 3 não foi considerado um dia útil para o órgão. Com isso, o pagamento será liberado apenas amanhã e se estenderá até o dia 12, uma vez que hoje,  quarta-feira de cinzas, também não é considerado no calendário de pagamento do órgão previdenciário.

Além dos aposentados que ganham acima do mínimo,também cerca os segurados, que recebem salário mínimo (R$ 724) com cartão de final 6, ficaram sem receber antes do Carnaval e terão acesso ao pagamento  amanhã.

Os únicos que tiveram direito ao depósito antes dos feriados de carnaval foram os aposentados e os pensionistas que ganham um salário mínimo e têm os números finais de benefício entre 1 e 5.

Segurados do INSS ficaram prejudicados por causa do feriado de Carnaval (Foto: Matheus Tagé/DL)

Nesses casos, o calendário de depósitos começou no dia 25 de fevereiro e seguiu até o dia 28.

A Previdência Social explica que  o pagamento será feito só após o carnaval por conta de questões internas, de processamento dos pagamentos e pelo fato das agências bancárias também permanecerem fechadas neste período.

Muitos aposentados protestaram contra este calendário de pagamento do INSS. Alegam que seus compromissos vencem no início do mês, principalmente os cartões de créditos, que incidem juros e multas bem acima do mercado financeiro, o que os endividará mais ainda, uma vez que estão sem aumento real e suas perdas nos benefícios aumenrtam a cada ano.

Mínimo

O pagamento da folha de fevereiro dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) teve início no dia 25 de fevereiro.

A folha de pagamento do INSS paga atualmente mais de 31 milhões de benefícios e injeta na economia do País mais de R$ 27 bilhões todos os meses.

O Extrato de Pagamento de Benefícios já está disponível para consulta dos segurados nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores.A consulta do extrato pode ser feita também no site da Previdência Social.

Para ler mais notícias, curta a página do Diário do Litoral no Facebook, siga nosso Twitter ou adicione ao Google+

Comentar agora
imprimir enviar por e-mail

Link  

Enviar e-mail





Leia também:

Projeto quer alterar emprego de pessoas reabilitadas

Auxílio-doença vai mudar para auxílio por incapacidade laborativa

INSS libera extrato para a declaração do I.R

Cobertura da previdência atinge 82% de idosos

Aposentado com mais de 100 anos terá benefício em dobro

comentários Comentários: (8)

Para poder comentar, você precisa estar logado.

Ou então, clique no botão abaixo para se cadastrar.

Cadastre-se

termos de uso

Jario M -S em 07 de março de 2014 às 20h25

Tenho um filho que esta na cadeira de roda a dois anos . e sobe que ele tem direito a vinte por cento em cima do salario que ele ganha . que e para ajuda das despesas e se eu posso da entrada como o relatorio medico e pedir o recasimento. desses dois anos. obrigado.

A responsabilidade desse comentário é do autor e não representa a opinião do Diário do Litoral.

COMPARTILHAR:

william em 26 de março de 2014 às 18h11

BOA TARDE.
TRABALHO NO BANCO BMG, O BANCO LÍDER NO RAMO DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO.
ESTOU ME DISPONIBILIZANDO PARA PRESTAR UMA ACESSORIA FINANCEIRA GRATUITA
PARA APOSENTADOS, PENSIONISTAS E SERVIDORES PÚBLICOS.
SEGUE ABAIXO MEUS CONTATOS, QUALQUER DÚVIDA ESTOU A DISPOSIÇÃO.


[email protected]]

(48)9805-2756

A responsabilidade desse comentário é do autor e não representa a opinião do Diário do Litoral.

COMPARTILHAR:



Waldemar Idomineu Teixeira Lucas em 07 de março de 2014 às 08h42

Acho um absurdo não considerar a 2ª e a 4ª feira, pois estes dias não são feriados.
O pobre do trabalhador é que sofre, pois os pagamentos têm de ser feitos considerando que os bancos abriram na 4ª feira. Os vencimentos do dia 5 continuam. O meu pagamento é no 3º dia útil. Ao invez de receber dia 6 só vou receber dia 10. Enquanto isto fico no vermelho no banco, pagando juros, pois os pagamentos do dia 5 foram todos debitados.Acho tudo isto uma vergonha.
Waldemar Lucas

A responsabilidade desse comentário é do autor e não representa a opinião do Diário do Litoral.

COMPARTILHAR:


Lourival Fabiano de Andrade em 07 de março de 2014 às 08h13

Porque não depositaram nosso dinheiro antes de começar esta bagunça do Carnaval hem!!!!Depois desta pergunto;- De que forma avaliar os serviços do INSS depois desta falha grave que cometeram.
Eu aprendi que o respeito e transparência á qualquer cidadão deve prevalecer em primeiro lugar.
Sacanagem !!!!!!!!!!!!!!!!!

A responsabilidade desse comentário é do autor e não representa a opinião do Diário do Litoral.

COMPARTILHAR:


Lourival Fabiano de Andrade em 07 de março de 2014 às 08h03

Sacanagem.... Além de receber uma merreca ainda tenho que pagar juros nas contas vencidas só por causa deste bendito Carnal.

Para a realização do Carnaval tenho certeza que o dinheiro foi liberado antes.
Em respeito aos aposentados deveriam por obrigação dar pelo menos uma satisfação convincente más, infelizmente este pais se chama BRASIL.

A responsabilidade desse comentário é do autor e não representa a opinião do Diário do Litoral.

COMPARTILHAR:


ANTONIO CARLOS CORREA LEITE DE MORAES em 06 de março de 2014 às 12h02

ETA DILMA SOFISTA IGUAL AO ANTECESSOR. E AS MINHAS CONTAS VENCIDAS NOS DIAS 3 E 5 DE MARÇO QUEM PAGARÁ?? O BOLSA FAMILIA? ESSE PESSOAL DO PT SÓ SABE FALAR NAS ESMOLAS DO BOLSA FAMILIA. FALEM UM POUCO DE REFORMA TRIBUTÁRIA, REDUÇÃO DE MINISTÉRIOS, INEFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, FALÊNCIA DA PETROBRÁS, INFRAESTRUTURA PRECÁRIA, MAIS MÉDICOS SEM MÉDICOS NEM HOSPITAIS, EDUCAÇÃO DE 3o. MUNDO, SAUDE FALIDA....

A responsabilidade desse comentário é do autor e não representa a opinião do Diário do Litoral.

COMPARTILHAR:


marcelo em 05 de março de 2014 às 18h13

se não é feriado então vocês teriam que pagar no dia certo,existe deposito de pagamento nos bancos agendadas e só libera no dia certo então não há desculpas e sim senvergonhice do estado para atrasar o pagamento e as empresas vão atrás,o povo na hora de reclamar por motivos banais se interessa,agora quando tem que reclamar eles não o fazem é carnaval em outro sentido,mas pode deixar que vocês vão escutar o meu barulho

A responsabilidade desse comentário é do autor e não representa a opinião do Diário do Litoral.

COMPARTILHAR:


Ronildo Fernandes em 05 de março de 2014 às 12h10

Um beneficiário do INSS, que tenha débito a vencer em 05/03/2014, esse dia será considerado como dia útil. Ou esse débito passa a ter vencimento em 06/03/2014 (segundo decreto do INSS, como sendo o 1º dia útil para seus "beneficiários"?