Diário do Litoral

Santos, 24 de abril de 2014

Educação

07 de fevereiro de 2014 às 19h32

Senac São Paulo oferece quase 100 mil novas vagas gratuitas para 2014

Já estão disponíveis informações para os candidatos que buscam vagas do Programa Senac de Gratuidade e do Pronatec

Da Reportagem

O Senac tem como compromisso o desenvolvimento de pessoas por meio da educação profissional e acredita na educação para todos. A fim de contribuir para a inclusão de pessoas no mercado de trabalho, a instituição oferece mais de 93 mil novas vagas gratuitas em suas 57 unidades em todo o Estado de São Paulo.

As vagas gratuitas estão divididas em dois programas: Programa Senac de Gratuidade e Pronatec. O Programa Senac de Gratuidade dispõe de 77 mil novas vagas gratuitas, sendo que dessas, 26 mil são para turmas de Aprendizagem. O objetivo é oferecer oportunidade de capacitação gratuita para cursos técnicos e qualificações profissionais com carga horária superior a 160 horas, além de Aprendizagem. No Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Senac São Paulo oferece 16 mil novas vagas gratuitas, apenas no primeiro semestre de 2014.

"Desde 2007, mais de 295 mil pessoas foram atendidas por meio do Programa Senac de Gratuidade. A instituição também atua em parceria com o Governo Federal na oferta do Pronatec, que tem o objetivo de oferecer educação como instrumento de inclusão social. Ambos os programas reafirmam o compromisso do Senac em levar qualidade educacional a todos", declara Gilberto Garcia da Costa Junior, gerente de operações do Senac São Paulo.

Além da oferta de vagas totalmente gratuitas, o Senac também oferece bolsas de estudos, com desconto entre 50% e 100%, para cursos com carga horária inferior a 160 horas. A previsão de oferta dessas bolsas de estudo é de 11 mil vagas em 2014. As inscrições devem ser realizadas por meio do portal Senac (www.sp.senac.br/cursosgratuitos) e a documentação para matrícula deve ser apresentada no cadastro da inscrição, por e-mail, Correios ou pessoalmente.

A instituição oferece mais de 93 mil novas vagas gratuitas em suas 57 unidades em todo o Estado de São Paulo (Foto: Reprodução)

Abaixo os candidatos podem conferir os requisitos e formas de inscrição de cada programa:

Programa Senac de Gratuidade

A missão do Senac São Paulo é proporcionar o desenvolvimento de pessoas, por meio de ações educacionais que estimulem o exercício da cidadania e a atuação profissional transformadora e empreendedora, de forma a contribuir para o bem-estar da sociedade. Dessa forma, o Programa Senac de Gratuidade é um dos principais da instituição para atender à população economicamente desfavorecida. Desde 2007, mais de 295 mil pessoas foram beneficiadas com vagas 100% gratuitas.

Para se candidatar a uma vaga gratuita, o interessado deve ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais (R$ 1.448) e não estar matriculado ou participando de outros processos de bolsas na instituição. A documentação para matrícula deve ser apresentada em uma unidade da instituição, ou pelos Correios (cópias). As inscrições já podem ser realizadas no portal do Senac (www.sp.senac.br/bolsasdeestudo) e encerram-se cinco dias úteis antes da data de início dos cursos, ou quando as turmas atingirem a relação de três candidatos por vaga; o que ocorrer primeiro.

Programa Aprendizagem

Desde sua criação o Senac São Paulo promove o programa Aprendizagem, capacitação profissional pela qual jovens podem ter sua primeira experiência no mercado de trabalho. O curso é gratuito e a inscrição do aluno é feita pela empresa em que ele atuará como aprendiz em paralelo às aulas. Em 2014, a estimativa é atender aproximadamente 26 mil jovens em todo o Estado.

O programa é uma formação técnico-profissional vinculada à Lei da Aprendizagem, nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, que determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de jovens de 14 a 24 anos incompletos equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, assegurando a eles sua formação, ou seja, aprendizes. A carga horária total do programa é de 1.333 horas.

O papel do Senac é oferecer a parte teórica, gratuita tanto para o aluno quanto para a empresa do segmento de comércio de bens, serviços e turismo, que matricula seu aprendiz e promove a parte prática, fiscalizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Mais informações: www.sp.senac.br/programaaprendizagem.

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

O Pronatec é um programa de formação profissional coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como um dos principais objetivos ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Com a iniciativa, o Governo Federal pretende capacitar 1,1 milhão de pessoas até o final de 2014.

Para se candidatar a uma vaga gratuita do programa o candidato deve acessar o site www.sp.senac.br/pronatec e buscar o curso e unidade Senac de interesse para que seja informado do local de inscrições e os pré-requisitos.

Para ler mais notícias, curta a página do Diário do Litoral no Facebook, siga nosso Twitter ou adicione ao Google+

Comentar agora
imprimir enviar por e-mail

Link  

Enviar e-mail





Leia também:

Fuvest divulga 2ª lista de aprovados no vestibular 2014

Alunos da rede estadual de SP podem fazer inscrição para curso gratuito de inglês online

Educação oferece curso de espanhol online para alunos da rede estadual

Unesp divulga 1ª chamada amanhã

14 mil universitários convocados para atuarem no Programa Escola da Família

comentários Comentários

Para poder comentar, você precisa estar logado.

Ou então, clique no botão abaixo para se cadastrar.

Cadastre-se

termos de uso

Colunistas do Diário do Litoral