Diário do Litoral
Santos, 19 de dezembro de 2014 02:37
Especiais

Cultura

30 de janeiro de 2014 às 18h30

Bloco Oswaldo Cruz é homenageado no ‘Carnabonde 2014’

Tradicional na Cidade, consiste em um grande baile a céu aberto, no qual o Bonde Turístico é transformado em trio elétrico

Da Reportagem

A Praça Mauá, no Centro Histórico, revive os memoráveis desfiles do Bloco Oswaldo Cruz no ‘Carnabonde 2014’. O evento ocorre no dia 22 de fevereiro (sábado), a partir das 15 horas. Tradicional na Cidade, consiste em um grande baile a céu aberto, no qual o Bonde Turístico é transformado em trio elétrico, decorado de forma a representar o bloco homenageado. Reúne atores caracterizados de antigos foliões e leva muita música, sob o comando de grupos da Cidade, e alegria às ruas do Centro Histórico.

O objetivo do evento é resgatar a tradição dos blocos, das batalhas de confete e das fantasias, tudo isso em uma festa voltada às crianças e à família. A folia marca, ainda, a entrega oficial da chave do Município ao Rei Momo João Paulo Rivera, em cerimônia com a participação do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, e homenageia os antigos foliões do Oswaldo Cruz.

O bloco Oswaldo Cruz será homenageado no ‘Carnabonde 2014’ (Foto: Divulgação/PMS)

Bloco Oswaldo Cruz

O Bloco Oswaldo Cruz nasceu de time de futebol de várzea fundado em 6 de maio de 1946. O objetivo era desenvolver atividades esportivas e sociais para os moradores da rua Campos Melo, no bairro Vila Nova. Tinha comando de Eládio, Bicalho, Milton Boca Mole, Waldir, Doca e Loirinho, que participaram dos tradicionais desfiles carnavalescos ‘Dona Doroteia Vamos Furar Aquela Onda’.

Nesta folia, conquistou o pentacampeonato na categoria não-patusco, nos anos 1980 a 1984, com os enredos ‘Cassino’, ‘No Reino de Netuno’, ‘Exaltando a Natureza’, ‘O Carnaval Carioca Através da Música’ e ‘Chineses do Mercado’.

Os componentes tiveram como interpretes nomes consagrados da MPB, como Elza Soares e Originais do Samba. Com as cores azul, vermelho e branco, sob a coordenação do carnavalesco Demóstenes Peixoto, o bloco também levou diversos enredos para a avenida, com destaque para ‘Homenagem ao Palhaço Arrelia’, em 1986, e ‘Na Rússia Tem e Aqui Também’, em 1987. O último desfile ocorreu em 1988.

Para ler mais notícias, curta a página do Diário do Litoral no Facebook, siga nosso Twitter ou adicione ao Google+

Comentar agora
imprimir enviar por e-mail

Link  

Enviar e-mail





Leia também:

Shows de rock agitam a tenda 4 neste sábado

Terminam nesta sexta-feira inscrições para escola de teatro

Secult abre vagas para cursos de danças

Escola de Choro abre inscrições para novas turmas

Coluna Social Liberado Junior

comentários Comentários

Para poder comentar, você precisa estar logado.

Ou então, clique no botão abaixo para se cadastrar.

Cadastre-se

termos de uso



Parcialmente nublado

23
31
Mínima
Máxima