Diário do Litoral
Santos, 19 de dezembro de 2014 18:10
Especiais

Cotidiano

17 de setembro de 2013 às 16h30

Expo Gatos 2013 acontece neste final de semana em São Vicente

Tradicional evento terá competição do maior gato do Brasil (raça Maine Coon), bem como a presença inédita do Singapura, o menor bichano do mundo

Da Reportagem

Como já acontece há cinco anos, a tradicional Expo Gatos sempre tem uma carta nova na manga - ou melhor, na pata - para surpreender o público. Em sua 6ª edição, dias 21 e 22 de setembro de 2013, no Ilha Porchat Clube, não será diferente: pela primeira vez na Baixada Santista, estará em exibição o Singapura, considerado o menor gato do mundo (os machos adultos pesam entre 2 e 3 quilos, as fêmeas, de 1,5 a 2,5). Ele irá se juntar a outros 200 gatos, de 20 raças exóticas e raras, de todas as partes do País e até do Exterior.

O nome já diz tudo: o Singapura é originário do cruzamento de várias raças de rua, em Cingapura, na Ásia. Mas foi desenvolvido e ganhou notoriedade nos Estados Unidos, a partir dos anos 70. A raça é bastante dócil, do tipo que gosta de 'se aconchegar na cama do dono'. Mas cuidado para não confundir gato com lebre: outra característica marcante dos Singapura é sua pelagem, de cor e textura similar à dos coelhos. Vale a pena ver e tocar!

Na outra ponta da régua, estão os Maine Coon – os maiores bichanos do mundo. Este ano, retorna à Expo Gatos o concurso do Maior Gato do Brasil, reunindo exemplares da raça de todo o País. Em 2011, quando a competição ocorreu pela última vez, a gata Diana Ross sagrou-se vencedora, com seus 1,02 metro. Em geral, as fêmeas Maine Coon são 30% menores que os machos. Assim, se fosse um gatão, Diana Ross mediria impressionantes 1,36 metros, da cauda à ponta do nariz.

Mas Singapura e Maine Coon não são as únicas estrelas da Expo Gatos. Afinal, estão previstos 200 gatos, de 30 raças. Outros destaques são os simpáticos Exóticos, de rosto redondo e focinho achatado; os Ragdoll, conhecidos como 'boneca de pano', pelo relaxamento da musculatura; já os Siberianos têm pelos impermeáveis e antialérgicos, enquanto os Sphynx simplesmente são pelados. E quem der de cara com um Bengal, imediatamente vai lembrar de um pequeno leopardo. Agora, pense em um cão Poodle com cara de gato. Isso mesmo: os Cornish Rex têm pelagem igual à dos Poodles. Com tanto exotismo e beleza, não é difícil de imaginar um dia divertido – e apaixonante – para toda a família.

Expo Gatos acontece nos dias 21 e 22 de setembro em São Vicente (Foto: Divulgação)

“A Expo Gatos pretende aproximar as pessoas dos gatos e ajudar a quebrar alguns mitos. Aquele, famoso, de que 'gato não é companheiro'. Ele é, sim, a seu modo. E hoje em dia, as pessoas têm menos tempo para um pet. O gato, por seu fácil manejo, é ótimo para quem vive na corrida do dia a dia. Ele só precisa de um pote de água, ração, caixa sanitária. E o amor do dono”, diz Hugo Cavalheiro, presidente da Associação da Raça Maine Coon no Brasil (Amacoon), organizadora do evento.

A Expo Gatos será das 10 às 18 horas, nos dois dias. A entrada custa R$ 4,00, mais um pacote de ração, a ser doado à Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Codevida), da Prefeitura de Santos, que acolhe animais abandonados ou que sofreram maus-tratos.

Mais competição

Em paralelo à mostra e ao concurso de maior gato, também acontecem a 15ª e 16ª etapas do Campeonato Brasileiro de Gatos de Raça, da Federação Felina Brasileira, filiada à entidade mundial, a FIFe (Fédération Internacionale Féline). O julgamento ficará a cargo de juízes de várias partes do mundo. Já estão confirmados da Suécia, Noruega, Dinamarca, Itália e Áustria. O anúncio dos vencedores de todas as competições será na tarde de 22 de setembro. Ao todo, são quatro categorias, divididas em seis classes: filhotes 3 a 6 meses, 6 a 10 meses, fêmeas adultas, machos adultos e neutros (machos e fêmeas neutros).

Para ler mais notícias, curta a página do Diário do Litoral no Facebook, siga nosso Twitter ou adicione ao Google+

Comentar agora
imprimir enviar por e-mail

Link  

Enviar e-mail





Leia também:

Hospital Municipal de São Vicente recebe Baú de Leitura

Câmara de São Vicente: Comissão Especial chega aos primeiros entendimentos

Terracom ganha licitação do lixo em São Vicente

Genéricos custam até mil por cento menos, aponta pesquisa do Procon

São Vicente: Luciano Batista garante liberação de emendas

comentários Comentários

Para poder comentar, você precisa estar logado.

Ou então, clique no botão abaixo para se cadastrar.

Cadastre-se

termos de uso