Entrada da Cidade
Unip
COLUNA

Pet Santista

Patricia Andalaft

Patricia Andalaft Médica veterinária CRMV-SP 38748 Facebook: /patricia.andalaft.vet E-mail: [email protected]

Tosar ou não tosar?

Comentar
Compartilhar
16 ABR 2018Por Patricia Andalaft11h01

Chega o calor e a história é sempre a mesma, alguns dizem que devemos tosar nossos amigos para aliviar o calor, outros dizem que não tem nada haver pois a termorregulação deles ocorre através da língua e dos coxins. Afinal, quem está certo?

Realmente, nossos cães não aliviam a alta temperatura corporal através do suor da pele como nós, mas isso não significa que devemos deixar o nosso amor peludo!

O pelo serve para ele como um agasalho serve para nós, um protetor para a pele dos caninos. Quanto mais densa essa camada de pelo é, mais retenção de temperatura o animal terá e, ao mesmo tempo, mais proteção para a pele, também, ele terá.

Você já deve ter reparado que existe algumas épocas do ano que seu amigo solta muito mais pelo pela casa que o normal, já percebeu também que isso sempre ocorre quando há mudança climática? Nossos pequenos vieram com uma tecnologia avançada de sobrevivência! O organismo reconhece que o clima está esfriando e produz um pelo denso para encarar o inverno assim como reconhece que o clima está esquentando e se adapta ao verão ficando com uma pelagem mais leve.

Ou seja, por mais pelos que seu animal tenha, o organismo dele se esforça para isso não ser um fator prejudicial a eles no verão, mas isso também não significa que não podemos ajuda-los com uma tosa, ainda mais quando estamos falando de animais de pelos longos.

Por mais que haja essa troca de pelos, muitos animais não são originais do nosso país tropical e mesmo com todos esses esforços do organismo se adaptar eles podem não ser suficientes. Ao ajuda-los com a tosa minimizamos a retenção de temperatura corporal do animal, auxiliando sua termorregulação feita pela língua e coxins, mas cuidado, não devemos tirar completamente essa camada de pelo para não expor totalmente a pele do nosso amigo, principalmente as radiações solares, não esqueça que os pelos também atuam como forma de proteção da pele.

Vale lembrar que algumas raças específicas, não são aconselhadas tosar com a tradicional máquina, pois o pelo depois cresce irregular e esteticamente não será legal, uma alternativa para esse problema é a tosa na tesoura, apesar do custo mais elevado o resultado é maravilhoso!

Quer saber mais? Mande suas dúvidas e sua sugestão de tema para a coluna através do nosso e-mail [email protected]!

Contraponto