Unip
COLUNA

A verdade da Bola

José Calil

José Calil é jornalista e administrador esportivo. Trabalhou em alguns dos principais veículos de comunicação do país. Foi gerente de futebol do Grêmio Barueri e Secretário de Esportes da cidade. Atualmente é âncora e comentarista na Rádio Transamérica.

Te cuida Fluminense

Comentar
Compartilhar
05 FEV 2018Por José Calil20h14

Apesar de ter eliminado a Caldense na primeira fase da Copa do Brasil a situação do Fluminense é bastante preocupante. A temporada será difícil, vai exigir bastante. E o time é extremamente limitado. Perdeu suas principais peças, não repôs e ainda segue devendo salários.

Não dá para compreender o momento atual do clube sem recorrer ao passado recente. A parceria com o antigo patrocinador foi muito bem sucedida dentro de campo. Vieram grandes jogadores e títulos. Mas não houve legado. Nem na estrutura, nem na formação de uma base futebolística. E o resultado aí está.

Nos próximos dias a diretoria terá que fazer contratações. O elenco atual é fraco e frágil, o que, nesse caso, não são sinônimos. Só que os obstáculos para que essas contratações sejam feitas são imensos. Não há dinheiro. O mercado é escasso. Os principais componentes desse mercado já estão empregados. Os constantes atrasos salariais tendem a afastar jogadores que possam interessar ao clube. E outros problemas mais. Por toda essa conjuntura, Paulo Autuori, contratado há poucos dias para organizar o departamento de futebol, já está ameaçando ir embora.

Como desgraça pouca é bobagem, soma-se a toda essa problemática uma instabilidade política que o Fluminense atravessa há vários anos. O clube está dividido em incontáveis grupos que nenhuma diretoria que esteja no poder consegue acomodar.

Num futebol competitivo e cada vez mais profissionalizado por todo o país o Fluminense corre, sim, o risco de ficar defasado em relação aos principais concorrentes. E essa defasagem pode levar o time a performances desastrosas dentro de campo. Tudo o que o torcedor tricolor menos deseja ver um dia.

 

Contraponto