X

Repórter da Terra

Sabe o que são PANCs?

Nutritivas, com efeito antibiótico e anti-inflamatório, plantas tradicionais nos quintais brasileiros no passado praticamente sumiram do cardápio dos brasileiros. Esse é o caso da ora-pro-nobis, serralha, almeirão roxo, peixinho e jurubeba. Algumas delas são usadas como alimento pelo homem desde o período Paleolítico, conhecido como Idade da Pedra Lascada (250 milhões de anos/100 mil a/C).

A propaganda tornou mais atraentes os alimentos comerciais e industrializados. Com o passar do tempo e o fim dos quintais nas cidades grandes, essa riqueza natural passou a ser considerada ‘coisa de pobre’ e caiu no esquecimento.

Diante da perda sociológica iminente e irreversível, o biólogo Valdely Ferreira Kinupp e o agrônomo Harri Lorenzi desenvolveram tese de doutorado sobre os alimentos tradicionais, batizados de plantas alimentícias não-convencionais (Panc).

Foram dez anos de pesquisa. Daí surgiu o livro Pancs no Brasil. Nas 768 páginas, os autores apresentam 351 espécies de plantas alimentícias não-convencionais, 2.510 fotografias e 1.053 receitas ilustradas.

 

O cartel que faliu…

As seis maiores indústrias de suco de laranja do País fecharam acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e pagarão multa de R$ 301 milhões por formação de cartel. A investigação foi aberta em 1999 e se tornou a mais demorada da história do CADE. A multa é a maior já aplicada pelo órgão.

 

..citricultores paulistas

Unidas, as empresas plantam, colhem e espremem grande parte da laranja que precisam. Assim, acabaram ditando preços baixos no campo, levando centenas de pequenos citricultores paulistas à falência. O Brasil é o maior exportador de suco.

 

Feijão, alegria do povão

A Conab divulgou previsão que aponta a produção de 3,07 milhões de toneladas de feijão nas três safras a serem colhidas em 2017. Se o clima ajudar e a previsão se confirmar, o País produzirá 22% mais feijão que em 2016. Ainda assim, será preciso importar 300 mil toneladas do grão.

 

Ofertas na feira
Lichia, nêspera, melancia, melão amarelo, morango, mamão papaia, coco verde, berinjela, pepinos, beterraba, cenoura, tomates, rúcula, espinafre, alfaces, rabanete, escarola, couve manteiga, alho poró, repolhos, salsa e cebolinha, milho verde, alho chinês, batata lavada e cebola fecham a semana com preços em baixa na Ceagesp.

 

Filosofia do campo:

“Numa velha receita de bolo ou de doce, há uma vida, uma constância, uma capacidade de vir vencendo o tempo sem vir transigindo com as modas nem capitulando ante as inovações”, Gilberto Freyre (1900/1987), sociólogo e escritor pernambucano.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Relembre como foi o último show da Legião Urbana, no Reggae Night, em Santos

Há 29 anos a icônica banda se despedia do público em uma noite de Renato Russo estressado

Cotidiano

'Quiet Luxury' mistura sofisticação e minimalismo na arquitetura

Especialista explica conceitos e diferenças

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter