Entrada da Cidade
Unip
COLUNA

Gastronomia

Janaina Cardoso e Cassio Marques

Janaina Cardoso é bacharel em Hotelaria, pós-graduada em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e Food Stylist. Chefe Executiva nos três pilares do Grupo NattusFood, onde atua como Gastronomia, Eventos e Consultoria. Cassio Marques é graduado em gastronomia, é diretor executivo do Grupo NattusFood que agrega 3 empresas: Nattus Gastronomia, Nattus Eventos e Nattus Consultoria.

PANC´s: Uma riqueza negligenciada

Comentar
Compartilhar
07 AGO 2018Por Janaina Cardoso e Cassio Marques11h27

PANC´s ou Plantas Alimentícias Não Convencionais são aquelas que podem ser utilizadas na alimentação como folhas, raízes, flores ou frutos porém não são popularmente conhecidas na alimentação diária da população.

Existem PANC´s que já são consumidas em algumas regiões do pais como taioba, ora-pro-nobis, quinoa e tantas outras mas um numero muito reduzido de PANCs ainda é consumido pela população.

Hoje podem ser encontradas PANC´s utilizadas em produção de diversos produtos porém ainda desconhecidas nas refeições dos lares brasileiros.

Muito pouco é conhecido, pesquisado e difundido sobre PANC´s, mas o fato é que estamos de frente a uma vasta possibilidade de insumos que podem salvar uma população.

Como já relatamos em artigos anteriores, os insumos agrícolas produzidos em larga escala estão envenenados por conta das doses de venenos agrícolas as quais estão expostos. As PANC´s, por não serem ainda alvo de produção em escala, crescem nos quintais e são confundidas com matos ou ervas daninhas. As PANC´s são alimentos com grande potencial em um futuro muio próximo. Existem estudos que já catalogaram mais de 300 espécies de PANC´s e esse numero cresce a medida que o mundo percebe a necessidade de uma alternativa para fugir do colapso alimentício que estamos chegando.

Algumas PANC´s mais conhecidas são:Taioba, Peixinho-da-horta, Malvavisco, Capuchinha etc.

Pão de queijo PANC

Ingredientes:

• 2 folhas grandes de taioba 
• 2 dentes de alho
• 3 colheres de sopa de azeite 
• Sal a gosto
• Mix de pimenta a gosto moída na hora
• 150g Polvilho azedo
• 50g de queijo parmesão ralado 

Modo de fazer:

Lave e higienize as folhas de taioba e retire o talo central.
Em uma panela, ferva 1l de água e mergulhe as folhas de taioba por 2 min.
Retire da água fervente emergulhe-as em uma tijela com agua bem gelada para parar o cozimento.
Bata no liquifificador as folhas de taioba com noz moscada, azeite, mix de pimenta, alho ralado e sal. 
Em uma vasilha, misture o polvilho e o queijo e acrescente a taioba batida. 
Incorpore bem até ficar uma massa homogênea. 
Se você perceber o ponto muito mole da massa, acrescente mais polvilho.
Modele as bolinhas e asse.

Contraponto