X

Repórter da Terra

Nova regra vai evitar que consumidor leve gato por lebre no mercado de peixes

Uma nova instrução normativa pretende evitar que o consumidor acabe levando gato por lebre na compra de peixe. O objetivo é estabelecer na legislação padrões físico-químicos para definir claramente cada espécie e, assim, inibir adulterações e falsificações do pescado. Com isso, o Ministério da Agricultura quer evitar que o consumidor seja lesado quando adquire filés e postas congeladas.

Nessas condições, sem poder identificar o aspecto geral do peixe, é comum que o comprador acabe levando para casa um pescado com qualidade inferior, diferente daquele identificado na embalagem, normalmente mais nobre e mais caro. Fraudes do gênero se intensificam próximo da Semana Santa.

A consulta pública para o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade termina na terça-feira. O regulamento é um pedido antigo de associações, sindicatos e indústrias da pesca. Esses segmentos alegam que a falta de regras claras facilita a concorrência desleal entre produtores, importadores e exportadores, em prejuízo de empresas que primam pelo controle de qualidade.

Efeito Alckmin...
Segundo a Associação Paulista dos Criadores de Suínos, a decisão do governador Geraldo Alckmin de voltar a cobrar ICMS das carnes a partir de abril provocou uma corrida de frigoríficos para fazer estoque antes que o imposto entre em vigor.

...no preço das carnes
E esse movimento já inflacionou o mercado, antes mesmo da entrada em vigor da nova regra tributária. Resultado: o Cepea/USP constatou que o preço do suíno vivo subiu 11,4% na região de Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba e Sorocaba só no período entre 25 de janeiro e 1º de fevereiro.

Orgânicos crescem 20%
Já são mais de 600 as feiras de orgânicos no Brasil e o mercado cresceu 20% em 2016, com faturamento de R$ 3 bi. Os dados são do Conselho Nacional da Produção Orgânica e Sustentável que avaliou colheita e varejo.

Laranja x envelhecimento
Consumido diariamente, puro, em jejum, o suco de laranja melhora o ciclo intestinal e reduz em 14% o risco de obesidade. Junto das refeições, o suco da fruta reduz a oxidação celular e retarda o envelhecimento.

Ofertas na feira:
Figo roxo, limão taiti, mamões papaia e formosa, abóboras paulista e moranga, batata doce rosada, beterraba, pepino, pimentão verde, repolhos verde e roxo, rúcula, alho chinês e cebola fecham a semana com preços em baixa na Ceagesp.

Filosofia do campo:
“Vou ficar nessa cidade/Não vou voltar pro sertão/Pois vejo vir vindo no vento o cheiro da nova estação...”, Belchior, compositor cearense, in ‘Como Nossos Pais’.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

RUÍNAS

Restauração do Escolástica Rosa começa no 'fim do mês', diz Nupec

Patrimônio histórico tombado foi inaugurado em 1908 à beira-mar e formou gerações de santistas, mas está abandonado, tomado pelo mato e em ruínas

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter