X

Cinema DL

Querô Filmes faz pré-estreia de série sobre trabalho infantil nesta terça

Co-Produção feita em parceria com o Instituto Querô e Fundação Telefônica, série documental tem 7 episódios; pré-estreia será no Cine Roxy do Pátio Iporanga, às 20h30

Da Reportagem

Publicado em 28/11/2016 às 17:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Série sobre o enfrentamento do trabalho infantil tem 7 episódios, passando por 12 cidades, incluindo Santos / Divulgação

Uma criança vendendo flor em um bar, trabalhando na feira, na pesca, na roça, oferecendo balas no sinal ou realizando atividades domésticas. Essas cenas comuns que passam despercebidas em nosso dia-a-dia são consideradas trabalho infantil. Buscando dar visibilidade ao tema e fortalecer os aprendizados alcançados ao longo de 16 anos de atuação em favor dos direitos das crianças e adolescentes - sendo 13 deles focados no combate ao trabalho infantil - a Fundação Telefônica Vivo procurou o Instituto Querô para produzir em co-produção com a Querô Filmes a série “Catavento, tudo ao seu tempo”.

A pré-estreia de “Catavento, tudo ao seu tempo” acontece nesta terça-feira (29) no Cine Roxy do Pátio Iporanga, às 20h30. A entrada é gratuita mediante nome na lista. Interessados devem enviar os seus nomes para [email protected].

“Uma criança que não tem a chance de se desenvolver de forma saudável e conquistar seu espaço por meio da educação não será um cidadão que vá usufruir da vida adequadamente. Queremos que esse documentário seja usado por educadores, pais, especialistas e outros atores que trabalham na luta contra o trabalho infantil no Brasil, mostrando que ainda há muita coisa a ser feita e precisamos do engajamento de todos”, reforça Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo.

Dividida em sete capítulos, a série documental tem direção de Andrea Pasquini e narração da cantora e embaixadora do UNICEF, Daniela Mercury, além de depoimentos de médicos, psicólogos, educadores sociais, conselheiros tutelares, adolescentes e especialistas da Organização Internacional do Trabalho – OIT, nos levando à reflexão sobre o problema, o que já foi feito e o que ainda precisa ser realizado para combater a questão que atinge jovens e crianças em todo o país.

“Foi enriquecedor para nós da produtora podermos ajudar, por meio do audiovisual, a dar visibilidade a este combate contra o Trabalho Infantil ao lado da Fundação Telefonica, dando voz a tantas histórias espalhadas pelo país. Esperamos que a obra ajude a alertar cada um dos avanços e de que ainda há muito a ser feito”, complementa Jefferson Paulino, sócio-diretor da Querô Filmes.

Entre os temas abordados estão: as diversas formas de trabalho infantil; a importância da família e da escola no processo de conscientização e erradicação da prática; os meninos de rua e a presença de crianças em trabalhos ligados ao crime; trabalho doméstico; exemplos de pessoas que lutam contra a prática e como ela pode ser combatida em sociedade. Tudo isso passando por 12 cidades brasileiras: São Paulo, Salvador, Campinas, São Bernardo, Pedra Azul (Minas Gerais), Codó (Maranhão), Acaraú (Ceará), Fortaleza (Ceará), Brasília, Recife, Caicó (Rio Grande do Norte) e Santos.

Com um episódio por dia, a série documental “Catavento, tudo ao seu tempo” será exibida em dezembro nos canais Futura (05 a 16/12, às 19h – reprises 06 a 17/12, às 01h) e Cine Brasil TV, além da distribuição de mais de 300 cópias para instituições de todo o país. O documentário faz parte do programa Promenino (www.promenino.org.br), da Fundação Telefônica Vivo e todo seu acervo ficará disponível no site (www.fundacaotelefonica.org.br) e no YouTube (www.youtube.com/fundacaotelefonica) da Fundação Telefonica Vivo.

Sobre a Fundação Telefônica Vivo - Responsável pelos projetos sociais da Vivo, acredita na Inovação Educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil a partir da educação. Guiada pela inovação e a disposição em contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades para todos, a Fundação desenvolve projetos que utilizam a tecnologia para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, estimular o empreendedorismo social e o exercício da cidadania. Com atuação no Brasil desde 1999, faz parte de uma rede formada por outras 17 fundações presentes da Europa e América Latina, integrantes do Grupo Telefónica.

Sobre a Querô Filmes

Há 8 anos no mercado audiovisual, já produziu cerca de 500 vídeos, entre trabalhos institucionais e cinematográficos, ganhando 18 prêmios em curtas-metragens autorais e em parceria com o Instituto Querô. Também atua como braço de produção do Instituto Querô e parte da receita dos projetos é revertida para novos núcleos de formação, gerando crescimento profissional e conquistando novos espaços de expressão para jovens. Mais informações no site www.produtoraquerofilmes.com.br ou no Facebook www.fb.com/querofilmes.?

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão perde controle e trava Rodovia Anchieta

Após a retirada do caminhão, o tráfego voltou a sua normalidade

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter