06h : 09min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Oficinas Querô celebram 10 anos com programação especial

Debates com realizadores, oficinas audiovisuais e presença do cineasta Carlos Cortez serão realizadas de 13 a 16 de outubro em parceria com Valongo Festival Internacional da Imagem

Comentar
Compartilhar
10 OUT 2016Por Da Reportagem12h40
Sócrates é o primeiro longa-metragem produzido por jovens do Instituto QuerôFoto: Divulgação

Há 10 anos, após a gravação do longa-metragem Querô, do cineasta Carlos Cortez e da produtora Gullane Filmes, 40 jovens das áreas mais carentes da região portuária de Santos deram início à primeira turma das Oficinas Querô. Desde então, anualmente, 40 jovens residentes na Baixada Santista ingressam no projeto, gratuitamente, tendo a oportunidade de estudar cinema e transformar suas realidades.

Nesses 10 anos de história, 340 jovens já se capacitaram e 40% deles seguem no mundo do trabalho audiovisual da Baixada Santista, São Paulo e até Europa. Além de ingressarem no tradicional primeiro ano das Oficinas Querô, atualmente os jovens também têm a oportunidade de cursarem um segundo ano, quando passam por uma experimentação no mundo do trabalho.

Em 2016, a instituição ultrapassa a marca de 100 filmes produzidos, entre eles o primeiro longa-metragem da instituição, “Sócrates”, além de uma websérie produzida pelos jovens do Segundo Ano, totalmente filmada com o celular. O projeto é realizado pelo Instituto Querô, com a ajuda de parceiros como Banco Votorantim, MSC, thyssenkrupp e Viação Piracicabana.

Em 2016, o Instituto Querô ultrapassa a marca de 100 filmes produzidos (Foto: Divulgação)

Para comemorar essas conquistas, a instituição realiza em parceria com o Valongo Festival Internacional da Imagem uma programação especial de debates, oficinas, sessões de filmes e outras atividades para os apaixonados pela sétima arte, em diferentes espaços culturais de Santos. Toda a programação do Querô é gratuita!

Mais informações no site www.valongo.com e www.institutoquero.org ou nas redes sociais: Facebook (www.fb.com/institutoquero) e Instagram (@institutoquero).

Confiram a programação completa:

Oficinas de produção audiovisual
13 e 14/out (quinta e sexta)
Manhã: 09h às 12h | Tarde: 14h às 17h
Oficina Cultural Pagu – Sala Audiovisual
* Vagas esgotadas (organização Valongo Festival Internacional da Imagem)
Duas turmas de 20 participantes cada terão a oportunidade de produzir dois minimetragens com a equipe do Instituto Querô. No primeiro dia (13), terão uma inicialização no universo audiovisual, passando por toda a etapa do surgimento da ideia até a elaboração da história a ser filmada, para no segundo dia (14), filmarem o roteiro escolhido.
 

Sessões de curtas Querô
14/out (sexta) | 17h30 às 20h
Oficina Cultural Pagu – Sala Audiovisual (Praça dos Andradas, s/n – Centro)
Exibição de curtas-metragens realizados pelos jovens das Oficinas Querô, seguida de debate com os realizadores dos filmes.


Debate: Longa-Metragem Sócrates – O Processo Audiovisual e sua Inclusão Sociocultural
15/out (sábado) | 14h às 16h
Sala do Empreendedor Santista (Rua General Câmara, nº 30, - ao lado do Paço Municipal – Centro)
Contando com a presença da equipe de filmagens e os jovens do Instituto Querô, será exibido o diário fotográfico dos bastidores do primeiro longa-metragem do Instituto Querô, produzido em julho, compartilhando as experiências vividas ao longo de 30 dias de filmagem.


Sessão do longa-metragem Querô
16/out (domingo) | 14 às 17h
Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, s/n – Valongo)
Exibição dos minimetragens realizados pelas duas turmas participantes das Oficinas de Produção Audiovisual, dias 13 e 14 de outubro, seguida de exibição do longa-metragem ‘Querô’, com a presença do diretor Carlos Cortez, equipe e elenco do filme, encerrando as comemorações de 10 anos das Oficinas Querô.

Longa Querô será exibido domingo, dia 16, no Museu Pelé, com a presença do diretor Carlos Cortez (Foto: Divulgação)

Colunas

Contraponto

Construtora CredLar