Animação Nagasaki 1945: Sino de Ângelus no Cine Comunidade

Filme faz parte da programação do Dia da Luta Pelo Desarmamento Nuclear, do Calendário Oficial da Cidade de Santos

Comentar
Compartilhar
06 AGO 201411h45

O Cine Comunidade promove sessão do filme de animação “Nagasaki 1945 – Sino de Ângelus” (2008), no sábado, dia 9, às 12h, na Associação Japonesa de Santos (Rua Paraná, 129, Vila Mathias). A entrada é franca.

Logo após a sessão será realizado bate-papo com o crítico de cinema André Azenha. O Cine Comunidade é realizado pela Secretaria de Cultura de Santos, com apoio da Vídeo Paradiso. Essa exibição especialmente é em parceria com a Associação Japonesa.

O Cine Comunidade consiste na formação de público para produções audiovisuais, desenvolvimento de um olhar mais crítico por parte do espectador e a discussão sobre aspectos do cotidiano a partir dos filmes, segue esta semana com sessão que acontecerá dentro da programação do Dia da Luta Pelo Desarmamento Nuclear, que integra o Calendário Oficial de Cidade de Santos.

A animação “Nagasaki 1945 – Sino de Ângelus”  tem classificação indicativa de 10 anos(Foto: Frame-Reprodução)

Sobre o filme

Trata-se de um longa-metragem de animação que retrata o dia 9 de agosto de 1945 e os 40 dias vividos pelo jovem médico Dr. Tatsuichiro Akitsuki, em Nagasaki.

Após a explosão da bomba atômica, a 1,4km do epicentro, no hospital onde trabalhava. Akitsuki, apesar de ferido, deu assistência aos sobreviventes, juntamente com sua equipe, mas se vê fraquejado perante tamanha tragédia. Os acontecimentos daqueles dias mudaram sua vida e despertaram nele o verdadeiro amor pela humanidade. Trata-se de um filme que retrata a crueldade humana e o uso dos avanços científicos de forma desumana por meio das armas nucleares, mas também ilustra a busca incessante e necessária para a conquista da paz mundial. Um filme que discute ética, humanitarismo e valores morais na composição da sociedade contemporânea.

Veja trecho do filme:

Serviço:

Dia da Luta Pelo Desarmamento Nuclear – Cine Comunidade: Nagasaki 1945 – Sino de Ângelus + bate-papo
Sábado, 9 de agosto, 12h
Associação Japonesa de Santos – Rua Paraná, 129, Vila Mathias.
Entrada franca.

Desarmamento Nuclear

Em memória às vítimas dos bombardeios nucleares às cidades de Hiroshima e Nagasaki, será realizada no dia 9 de agosto (sábado), a partir das 9 horas, a cerimônia do Dia da Luta pelo Desarmamento Nuclear. O evento, cuja data faz parte do calendário oficial de Santos através de projeto de lei do vereador Sadao Nakai, acontecerá no Parque Roberto Mário Santini. O evento contará com as tradicionais danças japonesas, crianças da rede pública de ensino, coral e um abraço simbólico em volta do Monumento do Imigrante. A data simboliza o dia exato em que a bomba atômica eclodiu na cidade de Nagasaki, cidade irmã de Santos. Após o evento no Emissário, as pessoas serão convidadas a se dirigir à sede da associação, onde ocorrerá a exibição do filme.

O Cine Comunidade

Desde agosto de 2013, quando o Cine Comunidade foi retomado, já ocorreram mais de 30 sessões em 17 espaços de Santos: Centro da Juventude da Zona Noroeste (Rádio Clube), Instituto Arte no Dique (Rádio Clube), Cine ZN, Associação Tia Egle (Dale Coutinho), Ação de Recuperação Social do Saboó, Centro Cultural do Morro do São Bento, Biblioteca Plínio Marcos e Escola Total, ambos de Caruara, Centro Comunitário do Castelo Branco (BNH, Aparecida), CAIS Milton Teixeira (Vila Mathias), Brinquedoteca Municipal e Escola Total, ambos na Ilha Diana, Museu da Imagem e do Som de Santos (Vila Mathias), Senat Santos e as creches Estrela Guia e Nossa Senhora da Providência, e Casa do Sol. Mais de 1.300 pessoas passaram pelas sessões, que atingiram crianças, jovens, adultos e idosos.

ONGs, entidades de bairro, associações, creches, etc, podem entrar em contato com a Coordenadoria de Cinemas da Prefeitura, localizada no Museu da Imagem e do Som de Santos, para solicitar o projeto, pelo telefone 3226-8019 ou no local, à Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, piso térreo.

Colunas

Contraponto