X

Cinema DL

Mostra de Cinema de Moçambique traz filmes e debates ao MISS

O evento, que será realizado de hoje até sábado, apresenta um pouco da cultura do país africano, que possui laços de identidade com o Brasil

Da Reportagem

Publicado em 08/12/2016 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Documentário e animação “Mãe dos Netos”, de Isabel Noronha e Vivian Altman, será exibido nesta quinta-feira (8), às 20 horas / Frame/Mãe de Netos

Com sessões de curtas, médias e longas-metragens, além de debates entre realizadores audiovisuais de Moçambique, da Baixada Santista e antropólogos, a Mostra de Cinema Moçambicano chega ao Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) entre esta quinta-feira (8) e sábado (10), sempre às 20h, com entrada franca. O evento apresenta um pouco da cultura do país africano, que possui laços de identidade com o Brasil.

A abertura da programação, nesta quinta-feira (8), reúne os filmes ‘Mãe dos Netos’ e ‘Espelho Meu’, além de debate sobre produções que unem animação e documentário. 

O Miss fica no piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). Mais informações pelo telefone 3226-8019.

Programação 

Quinta-feira (8), às 20h

*‘Mãe dos Netos’ (documentário e animação) de Isabel Noronha e Vivian Altman -    8 minutos

*‘Espelho Meu’ (documentário e animação) de Isabel Noronha e Vivian Altman - 60 minutos

*Mesa redonda – Género’ e ‘Documentário e Animação’, com Isabel Noronha, Vivian Altman, Raquel Pellegrini e Vanessa (da Associação Camará)

Sinopses

Mãe dos Netos

O filme, aclamado como melhor do País em 2008, é uma das inúmeras histórias resultantes do drama do HIV/AIDS em Moçambique, que destrói famílias e deixa nas mãos dos idosos a criação das crianças.

Espelho Meu

O filme é uma viagem de descoberta do universo feminino. Aborda as perspectivas de mulheres originárias de quatro diferentes lugares do mundo (Moçambique, Irã, Brasil e Espanha). Premiado do melhor documentário no Festival Documenta Madrid (2011) e no Festival Internacional de Soria, da Espanha (2012).

Sexta-Feira (9), às 20h

*Junod  (documentário) de Camilo de Sousa -    43 minutos

*Na Dobra da Capulana  (documentário) de Camilo de Sousa e Isabel Noronha - 30 minutos

*Mesa Redonda – ‘Antropologia e Questões Culturais dos Tsonga’, com Camilo de Sousa e os antropólogos Marta Jardim e Luiz Passador

Sinopses

Junod

Enfoca a vida e obra do suíço Henri-Alexandre Junod (1863-1934), um homem de múltiplos talentos: antropólogo, linguista, fotógrafo, entomologista e escritor de ficção. Filmado em Moçambique e na África do Sul, países onde Junod viveu. Intelectuais, seguidores e descendentes do brilhante pensador falam acerca da modernidade do seu trabalho.

Na Dobra da Capulana

O documentário é uma viagem ao reino encantado da ‘capulana’ (pano usando para cobrir o corpo).  Revela um universo tipicamente feminino por meio de situações e narrativas de um grupo de mulheres que, tal como todas as moçambicanas, usa a capulana para diversos fins. 

Sábado (10), às 20h

*Ngwenya, o crocodilo  (documentário) de Isabel Noronha -    90 minutos

*Mesa Redonda – ‘Tradição e Modernidade’, com Isabel Noronha e o antropólogo Luiz Passador

Sinopse

Ngwenya, o Crocodilo

Fala de Ngwenya, o crocodilo, cujo espírito fala uma língua própria e voa em sonhos por um universo fantástico, que só as cores podem traduzir. E de Xiluva, uma menina cujo destino foi mudado pela chegada à sua vida de uma mulher vinda de um universo mágico. Filme sobre a vida e obra do pintor Malangatana. Prêmio Janela para o Mundo de melhor documentário da África, Ásia e América Latina no Festival de Cinema de Milão (2009).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Dublador de Greg, de Todo Mundo Odeia o Chris, estará no Anime Santos Geek Fest

O evento é o maior no estilo 'indoor' (em ambiente interno) da Baixada Santista

Guarujá

Ministério autoriza obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá

Prefeitura do município informou que está realizando o processo conforme os ajustes necessários

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter