Débitos prefeituras

Entrando no clima do Oscar, tem palestra e sessão ao vivo em Santos

Waldemar Lopes ministrará a palestra na terça-feira (27), no Roxy 4. Já no domingo (4), o Roxy 5 exibe a transmissão ao vivo da entrega do Oscar. Ambos são beneficentes

Comentar
Compartilhar
24 FEV 2018Por Bárbara Farias12h00
O Roxy 5 exibe a transmissão ao vivo da entrega do Oscar no domingo (4) a partir das 21h45Foto: Divulgação

Entrando no clima do Oscar, o prêmio mais cultuado do cinema, Santos terá duas atrações imperdíveis e de caráter beneficente a partir desta semana.

Na próxima terça-feira (27), o professor e cinéfilo Waldemar Lopes apresentará sua tradicional palestra sobre o Oscar, a partir das 20 horas, no Cine Roxy 4, no Pátio Iporanga, no Gonzaga. É a 24ª edição do evento, que será realizado em parceria com o Cine Roxy e apoiadores. A entrada é franca, mas pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível em prol da Acausa e da Igreja Bom Senhor dos Passos.     

Durante o evento, Waldemar comenta sobre os principais indicados ao prêmio, curiosidades da premiação, sobre a história do Oscar, apresenta os títulos em Portugal para os filmes vencedores, entre outros assuntos relacionados.

Ainda durante a palestra, serão sorteados vários brindes como ingressos do Roxy, vales para restaurantes, cafeterias, chocolates, livros e DVDs, brindes da Cult Comics, entre outros.

“A história da origem da palestra é bem interessante. Em um dos cursos de inglês que ministro na Open House Idiomas, chamado ‘Brush up’, que criei para pessoas que quisessem aperfeiçoar o idioma e conhecer mais a cultura americana, eu falava sobre o cinema em Hollywood e filmes independentes”, explica Waldemar. “Nessas aulas, o Oscar começou a se tornar um tema recorrente, por ser talvez o primeiro prêmio criado para destacar os melhores de um setor e se tornar um modelo e inspiração para demais premiações. Quando se fala de qualquer outro prêmio, como o Tony, por exemplo, é comum se referirem a ele como ‘o Oscar do teatro’”, detalha o artista plástico. “A ideia de fazer a palestra surgiu na sala de aula. Decidi fazer o evento na própria sala de aula da Open House, em inglês, aberta também ao público interessado. Foi um sucesso! O vencedor daquele ano foi ‘Forrest Gump’, e Tom Hanks se tornou uma espécie de amuleto de sorte para mim”, ressalta.

Há sete anos, o Cine Roxy criou uma programação especial de Oscar, com pré-estreias de filmes indicados e a exibição ao vivo da premiação, e convidou Waldemar para realizar a palestra no cinema. “Nada melhor que uma palestra do Oscar acontecer numa sala de cinema, especialmente no Cine Roxy, que tem tanta tradição”, afirma.

Oscar ao Vivo

Já, no domingo (4), a cerimônia de entrega do Oscar será exibida ao vivo no Cine Roxy 5 a partir das 21h45. Na ocasião, Waldemar se juntará aos jornalistas Gustavo Klein, Marcelo Reis e André Azenha, todos vestidos a caráter, para comentar as premiações e sortear brindes nos intervalos da transmissão.

A entrada segue o mesmo sistema da palestra: gratuita, mas pede-se para quem puder, um quilo de alimento não perecível em prol das mesmas instituições: Acausa e Igreja Bom Senhor dos Passos. 

Colunas

Contraponto