X

Cinema DL

Cinema na Concha Acústica recebe filmes sobre ilhas de São Paulo e Rio hoje

Iniciativa é do Projeto Mantas do Brasil, que visa a preservação da raia manta gigante, incidente no Litoral de São Paulo. Sessão é gratuita

Da Reportagem

Publicado em 07/10/2016 às 16:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cinema a céu aberto na Concha Acústica nesta sexta-feira (7), às 19 horas / Divulgação

Ao se tornar novamente um cinema a céu aberto, a Concha Acústica de Santos terá a exibição de dois filmes sobre ilhas da costa de São Paulo e do Rio de Janeiro. O equipamento público, localizado na orla do Canal 3, receberá uma sessão audiovisual ambiental que estimula a preservação da vida marinha nesta sexta-feira (7), às 19 horas.

Trata-se da terceira edição do CineMantas - Cinema a céu aberto do Projeto Mantas do Brasil, que é patrocinado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Porto de Santos. A entrada é gratuita e a classificação livre para todas as idades.

Será exibido o documentário "Alcatrazes", sobre o arquipélago localizado no Litoral Norte de São Paulo e que se tornou recentemente um Refúgio da Vida Silvestre (REVIS). Haverá, também, a projeção do filme "Ilhas Cagarras – Monumento Carioca", sobre a primeira unidade de conservação do Rio de Janeiro, localizado na Praia de Ipanema.

O Projeto Mantas do Brasil, idealizador do CineMantas, é pioneiro na América Latina. Os pesquisadores e cientistas atuam em toda a costa brasileira estudando a raia manta gigante (Manta birostris), que pode atingir 8 metros de envergadura e pesar 2 toneladas. O animal corre o risco de extinção e ocorre na Laje de Santos, 42 quilômetros da costa.

Após a exibição do filme, haverá um bate-papo com os pesquisadores do Projeto: o objetivo é discutir sobre a preservação do ambiente marinho e o desenvolvimento sustentável. Além disso, a equipe também vai compartilhar informações inéditas a respeito da temporada 2016 de raias mantas no litoral brasileiro.

O evento é gratuito, aberto ao público e não possui restrição etária. A organização pede que os interessados cheguem com 15 minutos de antecedência, uma vez que os lugares no equipamento são limitados. A realização CineMantas fica condicionada às condições climáticas favoráveis para o evento.

Primeiras sessões

No último ano, a Concha Acústica recebeu os dois primeiros CineMantas. O equipamento teve lotação máxima. Foram apresentados os filmes produzidos pelos projetos Albatroz e Pescador Amigo e pelo Instituto Laje Viva (ILV). Todas as iniciativas visam à conservação da vida no mar, por meio de ações de pesquisa, estudo, conscientização e educação ambiental em todo o País.

Serviço:

CineMantas - Cinema a céu aberto do Projeto Mantas do Brasil
Local: Concha Acústica de Santos (orla do Canal 3)
Dia: 7 de outubro, às 19 horas
Entrada franca. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter