04h : 04min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Temperatura sobe e São Paulo terá 'clima de verão' a partir do feriado

Nesta segunda (10), a nebulosidade aumenta na faixa leste e as temperaturas continuam amenas em São Paulo. A temperatura máxima na capital paulista deve ficar em torno de 24°C

Comentar
Compartilhar
10 OUT 2016Por Folhapress20h30
Os paulistanos terão a partir desta terça (11) elevação das temperaturasFoto: Divulgação

Após um fim de semana com variação de nuvens e temperaturas amenas, os paulistanos terão a partir desta terça (11) elevação das temperaturas e retorno das chuvas com maior volume.

Esse clima, típico de primavera, fica com características mais de verão, segundo Helena Turon Balbino, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No verão, há maior quantidade de radiação solar, o que favorece o aumento das temperaturas, da precipitação, da umidade relativa do ar e da nebulosidade.

Essa elevação de temperatura acompanhada de pancadas de chuva, segundo Balbino, ocorre entre o intervalo da passagem de duas frentes frias -a última passou rapidamente neste domingo (9) e a próxima será apenas no fim de semana. "Com a radiação mais próxima, quando estamos no período sem muita chuva, a frente fria passa e esquenta mais rápido", afirma Balbino.

Uma das características da primavera é essa irregularidade climática, já que é uma estação de transição entre o inverno (seco) e o verão (chuvoso), o que permite o início na mudança do regime de chuvas e das temperaturas.

Nesta segunda (10), a nebulosidade aumenta na faixa leste e as temperaturas continuam amenas em São Paulo. A temperatura máxima na capital paulista deve ficar em torno de 24°C.

No feriado do dia 12 de outubro, quando se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida e das Crianças, a temperatura continua em ascensão e atinge 28°C, o que provoca  instabilidades durante à tarde, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, principalmente no norte e oeste do Estado. Na sexta (14), a temperatura oscila entre 18°C e 30°C.

Colunas

Contraponto

Construtora CredLar