X

Brasil

Primeiro dia de Carnaval em SP tem religião, grafiteiros e Doria gari

O primeiro dia de desfile das escolas de samba de São Paulo se encerrou na manhã deste sábado (25)

Folhapress

Publicado em 25/02/2017 às 13:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O primeiro dia de desfile das escolas de samba de São Paulo se encerrou na manhã deste sábado (25) / Paulo Pinto/Liga SP/Fotos Públicas

O primeiro dia de desfile das escolas de samba de São Paulo se encerrou na manhã deste sábado (25).

Tom Maior, Mocidade Alegre, Unidos de Vila Maria, Acadêmicos do Tatuapé, Gaviões da Fiel, Acadêmicos do Tucuruvi e Águia de Ouro passaram pelo Anhembi durante a madrugada.

O refrão da Unidos de Vila Maria, sobre Nossa Senhora da Aparecida, foi o que mais caiu no gosto popular. Sissy Girl e Dindry Buck, duas drag queens, são unânimes: a Vila Maria fez o melhor desfile da noite. "Mas a campeã é a Mocidade, eles fizeram tudo certo", diz Sissy.

A Vila Maria cantou sobre os 300 anos desde a aparição da imagem de Nossa Senhora, a Padroeira do Brasil, encontrada por pescadores no rio Paraíba do Sul. A escola recebeu autorização da Igreja Católica e teve acesso a todo o material da Basílica de Aparecida. A arquidiocese de SP acompanhou o trabalho.

O desfile da escola começou com o cantor Daniel cantando a música "Nossa Senhora". "Só de estar aqui é um presente e poder homenagear nossa senhora dessa forma", disse o cantor, que só esteve uma vez no sambódromo, há mais de 20 anos.

A Acadêmicos do Tucuruvi levou a história da arte para o sambódromo. O nascimento do teatro na Grécia Antiga foi o abre-alas da escola, que continuou, na segunda alegoria, com o início do grafite. No encerramento, motos de verdade fizeram o número do globo da morte. O último carro homenageava artistas de rua com acrobatas penduradas pelos cabelos e passistas dançavam dentro de latas de spray.

Completando 50 anos, a Mocidade Alegre fez um desfile tecnicamente correto. A escola contou a própria história e trouxe os valores que a fundamentaram.

A Gaviões da Fiel fez também um desfile forte. Sabrina Sato, destaque, no entanto, chegou atrasada. Quando a escola já estava na avenida, ela correu pela lateral do desfile e por entre os membros da bateria até chegar a seu local.

Homenageada pela Tom Maior, a cantora Elba Ramalho mostrou emoção enquanto aguardava o desfile. "É uma emoção muito grande, já me deu vários nós na garganta", disse ela.

DORIA GARI

No camarote da prefeitura estiveram João Doria, e o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB) -ambos já tinham ido embora no momento em que a Acadêmicos do Tucuruvi desfilou.

Doria estava no sambódromo pela primeira vez. "O Carnaval de São Paulo, não é de hoje, está no mesmo nível do carioca", disse em tom de ufanismo. Ele chegou a ir até a avenida e, após tirar fotos com garis, passou a limpar a pista com uma vassoura. Aplaudido por parte do público e hostilizado por outra parte, minimizou. "Faz parte".

SEGUNDO DIA

O segundo dia de desfiles terá a campeã de 2016, Império da Casa Verde, trazendo a paz mundial como tema.

Além dela, estarão no Anhembi, Mancha Verde, Unidos do Peruche, Dragões da Real, Vai-Vai, Nenê da Vila Matilde e Rosas de Ouro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter