X

Brasil

Prefeitura do Rio proíbe Uber; decisão judicial permite que empresa opere

A lei proíbe o transporte particular remunerado de passageiros e, por consequência, as atividades da Uber na cidade. Em caso de descumprimento, será aplicada multa

Folhapress

Publicado em 28/11/2016 às 20:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Uber afirmou que vai continuar operando e que a Prefeitura ignora o direito de escolha dos usuários e a decisão da Justiça / Divulgação

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), sancionou, nesta segunda (28), a lei que proíbe a circulação de carros da Uber na cidade.

O projeto, de autoria da vereadora Vera Lins (PP), já fora aprovado na Câmara, no último dia 16.

A lei proíbe o transporte particular remunerado de passageiros e, por consequência, as atividades da Uber na cidade. Em caso de descumprimento, será aplicada multa.

Apesar de a lei entrar em vigor nesta segunda, uma decisão judicial que permite a atividade ampara os motoristas. A autora do projeto diz que vai entrar com recurso para revertê-la ainda nesta segunda (28).

Em nota, a Uber afirmou que vai continuar operando e que a Prefeitura ignora o direito de escolha dos usuários e a decisão da Justiça.

"Hoje no Rio de Janeiro são mais de 1.200.000 pessoas que usam a Uber para se movimentar, que optam por deixar seus carros particulares em casa, e muitas vezes compartilham viagens. Só nas Olimpíadas, para se ter uma ideia, mais de 600 mil pessoas usaram a Uber no Rio, as viagens compartilhadas geraram economia de 425 mil kms, 20 mil litros de gasolina e 47 mil kg de CO2 (ou 47 toneladas) para a cidade só considerando o período de 5 a 18 de agosto", diz a nota.

"Ao sancionar uma lei redundante e novamente regular contra os interesses da cidade, Paes ignora novamente os milhares de parceiros na cidade que usam o aplicativo para gerar renda para si mesmos e suas famílias."

"Vale ressaltar que já são mais de 30 decisões da justiça que confirmam a legalidade dos serviços prestados pelos motoristas parceiros da Uber. Reafirmando nosso compromisso com esses usuários e parceiros, a Uber continua operando no Rio de Janeiro."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter