X

Brasil

Ocupações do MinC já acontecem em todos os Estados, diz movimento

As manifestações começaram no último dia 13 em Curitiba, inicialmente com foco principal na decisão de incorporar a gestão cultural à pasta de Educação

Folhapress

Publicado em 25/05/2016 às 14:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ocupações de prédios públicos ligados ao Ministério da Cultura já acontecem em cidades de todos os 26 Estados e também no Distrito Federal / Agência Brasil

Ocupações de prédios públicos ligados ao Ministério da Cultura já acontecem em cidades de todos os 26 Estados e também no Distrito Federal, anunciou o movimento do Rio de Janeiro nesta terça (24).

Organizados por militantes ligados à classe artística, integrantes de movimentos sociais e estudantes, os protestos são contrários ao presidente interino Michel Temer (PMDB).

As manifestações começaram no último dia 13 em Curitiba, inicialmente com foco principal na decisão de incorporar a gestão cultural à pasta de Educação.

Após o recuo de Temer, que recriou o MinC, participantes decidiram manter as ocupações contra o governo que consideram ilegítimo.

Em comunicado, os militantes do Rio afirmaram que os protestos serão mantidos até a saída de Temer e que não terão qualquer tipo de diálogo com o governo interino.

"Repudiamos qualquer apoio ou tentativa de diálogo de qualquer entidade, segmento ou artistas que venham a negociar com esse governo ilegítimo, utilizando-se da luta plural e democrática travada nas ocupações", diz o texto.

O movimento criticou a postura de entidades artísticas, como a APTR (Associação de Produtores de Teatro) e o Procure Saber, que aceitaram dialogar com o novo ministro da Cultura, Marcelo Calero.

No Rio, manifestantes ocupam o Palácio Capanema, onde funcionam as sedes do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional) e da Funarte (Fundação Nacional de Artes).

Em um vídeo publicado na página da ocupação fluminense na internet nesta segunda (23), Marieta Severo, Enrique Díaz, Mariana Lima, Patrícia Pillar, Andréa Beltrão, Otto, Soraya Ravenle e outros artistas famosos manifestam apoio aos protestos.

"A luta pela democracia não tem data para terminar", diz Marieta no vídeo, editado pelo grupo Mídia Ninja.

Na maioria das capitais, organizadores das ocupações pedem, pela internet, doações de água, comida, cobertores e utensílios.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Praia Grande usa peixe Barrigudinho no combate a dengue; entenda

Município também tem reforçado os trabalhos de nebulização com a máquina pulverizadora acoplada ao carro

Litoral Sul

Ex-prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio é condenado a 10 anos de prisão

Investigação apontou fraudes que desviaram R$ 40 milhões dos cofres públicos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter