X

Brasil

Não estamos brincando de fazer prefeitura, diz Doria sobre marginais

O tucano pretendia aumentar as velocidades de 70 km/h para 90 km/h (pista expressa), de 60 km/h para 70 km/h (central), e 50 km/h para 60 km/h (local)

Folhapress

Publicado em 23/01/2017 às 20:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O prefeito João Doria (PSDB) afirmou que cicloativistas pensam que a gestão está "brincando de fazer prefeitura" / Divulgação

O prefeito João Doria (PSDB) afirmou nesta segunda-feira (23) que cicloativistas que cobram estudos que baseiem o aumento de limite de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros pensam que a gestão está "brincando de fazer prefeitura".

A falta de embasamento técnico para a decisão de restabelecer os limites nas marginais foi o argumento da ação foi movida pela associação Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, que resultou numa liminar vetando o cumprimento da promessa de campanha de Doria.

O tucano pretendia aumentar as velocidades de 70 km/h para 90 km/h (pista expressa), de 60 km/h para 70 km/h (central), e 50 km/h para 60 km/h (local). A exceção seria para a primeira faixa da pista local, que permanece em 50 km/h.

Doria afirma ter entregue estudos. "Os cicloativistas pensam que a gente está brincando. A gente não está brincando de fazer prefeitura. O estudo foi apresentado para a Promotoria", disse.

Questionado por uma jornalista se o estudo foi disponibilizado, o tucano afirmou que não tem obrigação de "ficar publicando tudo que os cicloativistas [cobram]". "Se você gosta dos cicloativistas, se incorpore a eles. Se você gosta da informação correta, veja o site, você vai encontrar a informação correta lá", disse Doria.

O prefeito afirmou que sua equipe recorreria da liminar nesta tarde. Anteriormente, já havia dito ter certeza de que a decisão seria revista.

Em sua decisão, o juiz Luis Manuel Fonseca Pires afirmou que aumentar os limites de velocidade poderia caracterizar "um retrocesso social". "Sem estudos prévios, alternativas concretas a manter os índices satisfatórios alcançados de drástica redução dos eventos de morte nas marginais, não há fundamento jurídico na eliminação de um programa que atinge os objetivos alhures anunciados", escreve o magistrado.

Segundo o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do sistema Infosiga, ligado à gestão Geraldo Alckmin (PSDB) no governo estadual, foram 950 óbitos no trânsito da capital em 2016, representando uma queda de 15,1% em relação às 1.119 mortes registradas pelo sistema no ano anterior.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter