Santos

Lei que autoriza visita de pets em hospitais de São Paulo é publicada

Até então, não existiam regras para a entrada de pets em hospitais municipais

Comentar
Compartilhar
07 FEV 2018Por Folhapress21h50

Pacientes internados em hospitais públicos da cidade de São Paulo agora podem receber visitas de seus animais de estimação. A lei foi publicada na edição desta quarta (7) do "Diário Oficial". Até então, não existiam regras para a entrada de pets em hospitais municipais.

Para o vereador Rinaldi Digilio (PRB), autor da proposta, a presença do bichinho pode contribuir no tratamento.

"As visitas de animais, conforme mostram alguns estudos, podem ajudar e muito na melhora de pacientes, por meio da Terapia Assistida por Animais. Em outros casos, o animal doméstico não só faz parte da família como é o único companheiro fiel do paciente, por isso é importante uma lei, uma normativa que permita essa entrada", diz.

Regras

Apesar da permissão, há regras para que pacientes passem alguns momentos ao lado dos animais.
Cada hospital determinará normas e procedimentos próprios para organizar tempo e local onde ocorrerá a visitação.

No entanto, o "Diário Oficial da Cidade" já estabelece alguns pontos.

O texto determina que a visita ocorra mediante solicitação e autorização do médico responsável pelo paciente e que seja agendada previamente na administração da unidade.

O pet deve estar vacinado e higienizado, e o responsável deve comprovar, por laudo veterinário, as boas condições de saúde do bichinho. A entrada no hospital dependerá de autorização da comissão de infectologia.

Os pets devem ser levados em recipiente ou caixa de transporte adequados. No caso de cães e gatos, devem ter guias e coleiras e, se necessário, enforcador e focinheira.

Colunas

Contraponto