X

Brasil

Justiça suspende decreto da prefeitura que resume publicações no Diário Oficial

Juíza sustenta que o ato dificulta o acesso da sociedade a informações

Folhapress

Publicado em 19/04/2018 às 18:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Sede do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na Sé / Flickr/Conselho Nacional de Justiça

Por Mônica Bergamo

O Tribunal de Justiça de SP suspendeu os efeitos de um decreto da Prefeitura de São Paulo que altera o texto sobre as regras de publicações de atos administrativos no "Diário Oficial da Cidade de São Paulo".

A liminar, concedida pela juíza Lais Helena Bresser Lang nesta quinta (19), baseia-se em uma ação civil pública protocolada pelo advogado Paulo de Abreu Leme Filho no começo de abril.

No documento, Filho alega que a norma, assinada pelo então prefeito João Doria (PSDB), "dificulta o acesso a contratos, licitações e nomeações na administração municipal".

Publicado em março, o decreto 58.169 prevê que "serão publicados, de maneira resumida" atos como homologações, atas e editais de licitações, contratos administrativos, nomeações, exonerações, contratações, dispensa e licenças de servidores, entre outras decisões da gestão municipal.

As informações completas, segundo a prefeitura, podem ser acessadas por meio de uma plataforma virtual, o Boletim de Serviço Eletrônico (BSE), do Sistema Eletrônico de Informações (BESI), "com a devida referência no Diário Oficial da Cidade de São Paulo".

A juíza sustenta que o decreto, "ao restringir as publicações de vários atos administrativos relevantes, que passariam a constar de forma resumida, e não na íntegra, vai na contramão ao princípio de transparência, dificultando o acesso da sociedade a tais informações".

A Secretaria Municipal de Gestão afirma que "a modificação de fazer publicações resumidas e mais burocráticas já constava" em um decreto anterior, de 2005, "portanto não é um fato novo".

"[Com a Decreto 58.169], apenas fizemos questão de esclarecer o canal que terá a informação completa, para facilitar a vida das pessoas e dos órgãos de controle", segue a pasta, referindo-se ao BSE.

"Os atos administrativos que exigem, para sua validade, publicidade na íntegra no 'Diário Oficial da Cidade de São Paulo', continuam a ser publicados, tal como ocorre hoje, sem modificações. Assim, nada ficará prejudicado", afirma a secretaria, que alega que "sempre que houver uma publicação resumida, deverá indicar o local exato da publicação na íntegra, como vem ocorrendo".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Jair, promessa da base, renova com o Santos até 2026

Zagueiro chegou ao clube em 2016 para jogar no sub-11

Polícia

Homem tem carro roubado na porta de casa, em São Vicente; ASSISTA

O caso aconteceu na Rua Coronel Silva Telles, esquina com as ruas Tamoios e Carijós, bairro Parque São Vicente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter