06h : 46min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Fuvest divulga locais de prova da 1ª fase do vestibular 2017

Os candidatos podem consultar os locais no site da Fuvest digitando o nome, CPF e número de inscrição

Comentar
Compartilhar
21 NOV 2016Por Folhapress16h01
A prova conterá 90 questões e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médioFoto: Alex Falcão/Futura Press

A Fuvest, que seleciona alunos para vagas na USP (Universidade de São Paulo) e para o curso de medicina da Santa Casa de São Paulo, divulgou nesta segunda-feira (21) os locais de prova da primeira fase do vestibular 2017.

Os candidatos podem consultar os locais no site da Fuvest digitando o nome, CPF e número de inscrição.

O exame será realizado em 27 de novembro (prova de conhecimentos gerais) a partir das 13h (horário de Brasília) -os portões serão abertos às 12h30.

A prova conterá 90 questões (tipo teste) e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio, com duração de cinco horas. Os candidatos deverão responder questões, algumas interdisciplinares, abrangendo biologia, física, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática e química.

Uma das novidade da lista de obras de leitura obrigatória, que será válida até o vestibular de 2019, é inclusão do livro "Mayombe", do angolano Pepetela. É a única obra cujo autor está vivo.

Com relação à lista do ano passado, houve a exclusão de "Til", de José de Alencar, "Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett, "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida e "Sentimento do Mundo", de Carlos Drummond de Andrade.

A segunda fase acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2017 (português e redação no 1° dia, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês no 2° dia e, por último, prova específica de acordo com a carreira escolhida). A lista dos locais de provas para a segunda fase será divulgada no dia 19 de dezembro.

Vagas

Este ano, a Fuvest recebeu 136.736 inscritos -é o menor volume de inscrições desde 2011. No ano passado, 142.721 candidatos haviam se inscrito. Os candidatos concorrerão a 8.854 vagas, sendo 8.734 para USP e 120 para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.

A USP vai oferecer ainda 2.338 vagas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada, que usa a nota do Enem).

Os candidatos concorrerão a 8.854 vagas, sendo 8.734 para USP e 120 para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. A USP vai oferecer ainda 2.338 vagas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada, que usa a nota do Enem).

Das 2.338 vagas no Sisu, 1.741 (16% sobre o total de vagas) são reservadas a alunos de escola pública. Dessas, 586 são para alunos da rede, mas que sejam pretos, pardos e indígenas. O restante, 597, estará no Sisu para ampla concorrência (para alunos de qualquer escola). Cursos da área de humanas também concentram as vagas reservadas para a escola pública: 63% dessas cadeiras são em carreiras nessa área.

Aprovados

A primeira lista de aprovados no vestibular será divulgada às 10h no dia 2 de fevereiro no site da Fuvest. A matrícula será em duas etapas: não presencial, apenas no site da Fuvest, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2017, e presencial (obrigatória) nos dias 13 e 14 de fevereiro.

As demais chamadas aconteceram nos dias 9, 17 e 23 de fevereiro (segunda, terceira e quarta lista, respectivamente) e nos dias 6 e 10 de março (quinta e sexta chamadas, respectivamente).

Depois desse período, a Fuvest divulga o número de vagas não preenchidas e lista de candidatos habilitados para participar da primeira etapa de Reescolha do curso, apenas pela internet, nos dias 15 e 16 de março de 2017. A sétima e oitava listas serão divulgadas nos dias 22 e 24 de março, respectivamente.

Colunas

Contraponto

Construtora CredLar