X

Brasil

Dono do hotel Emiliano morre em queda de aeronave

O Emiliano é um ícone da hotelaria de luxo no país, frequentado pela elite e celebridades, como a modelo Gisele Bündchen

Folhapress

Publicado em 19/01/2017 às 21:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O empresário Carlos Alberto Filgueiras, 69, dono do grupo Emiliano, estava no avião que caiu na costa de Paraty nesta quinta-feira (19) e matou também o ministro Teori Zavascki.

Com sua tradicional matriz em São Paulo fundada por Filgueiras há aproximadamente 15 anos e uma nova unidade com partes já inauguradas no Rio, o Emiliano é um ícone da hotelaria de luxo no país, frequentado pela elite e celebridades, como a modelo Gisele Bündchen.

O empresário costumava caminhar pelos corredores do hotel para acompanhar de perto a operação e treinava sua equipe para que conhecesse cada hóspede pelo nome, de acordo com o advogado Nélio Machado, amigo da família.

"O apartamento dele fica ao lado do hotel [na rua Oscar Freire] e é um lugar onde ele eventualmente dava um jeito de receber alguns amigos, quando não havia vagas no hotel. De forma generosa, ele cedia seu próprio apartamento sem cobrar", afirma Machado.

O chef de cozinha Laurent Suaudeau, de quem o empresário foi cliente e fornecedor, afirma que ele era ao mesmo tempo uma pessoa muito simples, mas que sabia comer e beber "do bom e do melhor", conhecido por ser muito exigente.

"Ele tinha uma energia forte de trabalho. Foi um desbravador com o primeiro hotel-butique de São Paulo", afirma José Barattino, que foi chef do restaurante do hotel por oito anos.

Arquitetura

Filgueiras era apaixonado por design e amigo de arquitetos com quem elaborava seus projetos.

"Nossa relação profissional renderia um livro. Não era para ter partido agora que concluíamos juntos o projeto do Emiliano no Rio. Ficamos de brindar na cobertura", afirma Arthur Casas.
Foi também amigo do cantor Roberto Carlos, com quem chegou a ter negócios.

De origem pobre, foi caminhoneiro na juventude. Amigos relatam que ele exerceu muitas atividades, mas descobriu como ganhar dinheiro em Serra Pelada e depois se mudou para São Paulo, onde sua carreira deslanchou com a construção de empreendimentos imobiliários.

Paraty era um lugar que o empresário visitava com frequência, segundo relatos de amigos dele.

O avião do acidente era usado principalmente para visitar a fazenda comprada há mais de 15 anos e onde tinha planos de construir um outro hotel de luxo no futuro, mas ainda esbarrava em estudos ambientais.

O empresário deixa quatro filhos, um deles chamado Emiliano.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter