X

Brasil

Comunidades indígenas começam a receber kits para saúde bucal

A distribuição do material começa nesta sexta-feira (24), pela aldeia Kateté, no município de Tucuruí (PA)

Agência Brasil

Publicado em 24/11/2017 às 21:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Ministério da Saúde inicia hoje (24) a entrega de kits de higiene bucal para mais de 750 mil indígenas de todo país / Taba Benedicto/Folhapress

O Ministério da Saúde inicia hoje (24) a entrega de kits de higiene bucal para mais de 750 mil indígenas de todo país. Ao todo, foram comprados 2,6 milhões de kits para os 34 Distritos Sanitários Especiais de Indígenas (DSEI). A distribuição do material começa nesta sexta-feira (24), pela aldeia Kateté, no município de Tucuruí (PA).

Para a aquisição dos kits, foram investidos R$ 4 milhões. O valor corresponde uma economia de até 39% em relação à compra descentralizada feita pelos distritos indígenas. De acordo com o Ministério da Saúde, a economia na obtenção dos kits foi possível por conta da centralização do pedido no ato da compra, que elevou o quantitativo adquirido.

“A saúde começa mesmo pela boca e a escovação com uso de creme dental tem sido apontada como um dos principais fatores responsáveis pela redução da cárie no Brasil e no mundo. A distribuição dos materiais de higiene bucal tem o objetivo de garantir o acesso desta população ao material fundamental para a escovação, principal medida de promoção da saúde e prevenção de doenças bucais, reduzindo assim as inequidades em saúde”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Os kits para saúde bucal são compostos por escova de dentes adulto ou infantil, creme dental fluoretado e fio dental. O estojos serão repassados semestralmente da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para os distritos, que os entregarão à população indígena.

A campanha faz parte do Programa Brasil Sorridente Indígena do Governo Federal, e, além da distribuição dos kits, também oferece atendimento odontológico. Segundo dados do Ministério da Saúde, 923 profissionais entre dentistas e auxiliares técnicos em saúde bucal atuam em aldeias em todo o país.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente abre agenda para castrações de cães e gatos

Tutores devem apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência

São Vicente

São Vicente anuncia Praça Pet, após '1ª Cãominhada da Alegria'

Isso será muito legal, pois vai acontecer uma soma de forças para que a nossa Cidade caminhe para frente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter