23h : 03min

Conheça o
Caderno + DL

Ler

Assine o Jornal por R$8
por mês no plano atual

AssineLer Jornal

Árvore de Natal do Ibirapuera será inaugurada neste sábado após doações

A cerimônia de inauguração tem início às 19h, na praça Praça Aldo Chioratto, próxima ao portão 10 do parque

Comentar
Compartilhar
26 NOV 2016Por Folhapress13h00
Árvore de Natal da praça Aldo Chioratto, área externa do parque IbirapueraFoto: Avener Prado/Folhapress

Tradicional no final de ano em São Paulo, a árvore de Natal do Ibirapuera será inaugurada neste sábado (26) com uma novidade, além da passagem de um dos anfitriões da época, o Papai Noel. Enfeites utilizados na atração foram doados pelos moradores da capital paulista.

A cerimônia de inauguração tem início às 19h, na praça Praça Aldo Chioratto, próxima ao portão 10 do parque do Ibirapuera. A região, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), terá o trânsito monitorado e sofrerá alterações a partir desse horário.

Quem visitar o local poderá ver bolas, estrelas e sinos na árvore, entre outros clássicos enfeites da época, doados pelos paulistanos. As patrocinadoras da atração, a SPTuris e a Coca Cola, receberam até o último dia 20 os objetos para complementar a decoração.

Há 14 anos (desde 2002) realizada no parque Ibirapuera, esta é a primeira vez que o público contribui com a decoração da árvore. Os enfeites utilizados, posteriormente, serão doados para reciclagem.

Os realizadores convidam o público a compartilhar com familiares e amigos nas redes sociais os momentos ao lado da atração natalina por meio da hashtag #arvorecocacola. No ano passado, a árvore foi encolhida para 35 metros de altura, o mesmo tamanho deste ano, mantido com o objetivo de facilitar as fotos e a interação.

Um dos mais importantes personagens do Natal também marcará presença. No início da cerimônia, é esperada a chegada do Papai Noel com a Caravana Iluminada, que seguirá em comboio até o bairro do Morumbi, passando por Jabaquara e Santo Amaro, todos na zonal sul da cidade.

Além disso, haverá ainda uma bola de neve gigante, ao lado da árvore de Natal, onde o público poderá fazer fotos de recordação. A atração funcionará, a partir de dezembro, nos finais de semana das 18h às 23h e na véspera e no dia do feriado das 10h às 16h.

TRÂNSITO

A CET afirma que bloqueará o trânsito de automóveis nas proximidades por conta da cerimônia de inauguração da árvore de Natal. Das 19h30 às 23h30 no sábado, o fluxo será interrompido na avenida Pedro Álvares Cabral e na rua Manoel da Nóbrega, duas das principais vias na região do Ibirapuera.

A avenida Pedro Álvares Cabral sofrerá bloqueios nos trechos entre a rua Marechal Maurício Cardoso e a rua Abílio Soares, e entre praça Armando de Salles Oliveira e a praça Ibrahim Nobre (do Obelisco). A rua Manoel da Nóbrega terá o fluxo interrompido no trecho entre a praça Dia do Senhor e a avenida Pedro Álvares Cabral.

A Companhia ainda diz que vai monitorar e orientar o tráfego na região, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas.

Para os motoristas que pretendem passar pela região, a CET recomenda rotas alternativas.

No sentido Vila Mariana: prosseguir por praça Dia do Senhor, avenida Brigadeiro Luís Antônio, avenida Marechal Estênio Albuquerque Lima, rua Abílio Soares, rua Tutoia e viaduto Tutoia. No sentido centro: prosseguir à esquerda por praça Dia do Senhor, avenida Brigadeiro Luís Antônio, avenida Marechal Estênio Albuquerque Lima, rua Abílio Soares, rua Tutoia, viaduto Tutoia e acessar a avenida 23 de Maio; no sentido marginal Pinheiros: prosseguir por rua João Lourenço, avenida Santo Amaro e avenida Presidente Juscelino Kubitschek.

Colunas

Contraponto

Construtora CredLar