X

Brasil

Após verão mais seco em 15 anos, cidade de São Paulo terá outono típico

No total, foram 572,3 mm de chuvas, o equivalente a 79% da média registrada para o período de 1961 a 2017, que é de 721,4 mm

Folhapress

Publicado em 20/03/2018 às 17:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O verão deste ano foi o menos chuvoso em 15 anos na capital paulista / Divulgação/Fotos Públicas

O verão que se encerrou às 13h15 desta terça-feira (20) foi o menos chuvoso em 15 anos na capital paulista. A estação teve 50 dias com registro de chuva mensurável pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No total, foram 572,3 mm de chuvas, o equivalente a 79% da média registrada para o período de 1961 a 2017, que é de 721,4 mm.

Com isso, este foi o 13º verão menos chuvoso, e o que menos choveu desde 2003. Na série histórica do instituto, há dois dados curiosos quando contrapostos. As temperaturas mínimas da estação foram acima da média, o que coloca o verão 2018 entre os dez mais quentes se considerado como parâmetro as mínimas. Apesar disso, a média das temperaturas máximas ficou em 28ºC, o valor mais baixo em dez anos.

No estado, a mínima registrada foi em Campos do Jordão (a 167 km de São Paulo), 8,4°C em 8 de fevereiro. A máxima foi de 37,5°C em Registro (a 231 km da capital), em 23 de janeiro.

O maior volume de chuvas em 24h ocorreu no litoral, em São Sebastião (a 214 km de São Paulo), em 15 de fevereiro. Foram 267 mm de precipitação. Já as maiores rajadas de vento foram em Sorocaba, em 21 de janeiro, com ventos de 90 km/h.

Outono

A nova estação vai desta terça até as 7h07 de 21 de junho. Caracterizado pela redução de chuvas e de temperaturas, o outono deve trazer o frio a partir de maio.

Historicamente, de 1943 a 2017 as temperaturas ficaram entre 18°C e 27°C em março. Em abril, entre 16°C e 25°C. A queda continua em maio, com mínima média de 14°C e máxima média de 23°C, e em junho, com médias entre 12°C e 22°C.

A previsão indica um outono com temperaturas e precipitação próximos da média no estado de São Paulo. Nesta semana, o resquício de uma frente fria no oceano já traz temperaturas mais baixas na faixa leste paulista.

O tempo segue com pancadas no centro-leste na quarta (20), algo que deve diminuir a partir de quinta-feira (21). Com isso, reduzem-se as chuvas e nebulosidade, prolongando os períodos de sol. Na sexta (23), as temperaturas sobem novamente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter