Entrada da Cidade

Após recorde de frio no ano em SP, inverno dará trégua de uma semana

A baixa umidade do ar, no entanto, deve ser acentuar na próxima semana, o que demanda cuidados em relação à piora na qualidade do ar

Comentar
Compartilhar
13 JUL 2018Por Folhapress19h30
Até então, a temperatura mais baixa, 9,3° C, tinha sido medida em 21 de maioFoto: Divulgação/Fotos Públicas

A cidade de São Paulo registrou na madrugada desta sexta-feira (13) a mais baixa temperatura do ano, 9,1°C, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) apontou mínimas ainda mais baixas: 7° C no bairro Capela do Socorro, na região sul da capital, e em Perus, na zona norte.

Até então, a temperatura mais baixa tinha sido medida em 21 de maio, quando a estação meteorológica do instituto no Mirante de Santana, na zona norte, registrou 9,3° C.

As baixas temperaturas têm sido provocadas pela massa de ar frio subpolar que chegou a São Paulo após a passagem de outra frente fria, na última segunda-feira (9).

Mesmo assim, os próximos dias devem ser de temperaturas um pouco mais elevadas e céu ensolarado. A partir deste sábado (14) previsão do Inmet aponta para temperaturas mínimas entre 10 e 14° C e máximas de até 28° C.

A baixa umidade do ar, no entanto, deve ser acentuar na próxima semana, o que demanda cuidados em relação à piora na qualidade do ar.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) classifica de 12% a 20% como estado de alerta -o ideal é acima de 60%. Segundo o Inmet, a umidade mínima do ar deve chegar a 18% na próxima semana.

Santa Catarina

Frio intenso mesmo, foi registrado no sul do país. Em Urupema (SC), fez -6,7°C na madrugada desta sexta-feira (13), de acordo com a NSC Meteorologia, a temperatura mais baixa do ano no Brasil.

Temperaturas negativas também foram marcadas em outras 15 cidades catarinenses: Bom Jardim da Serra (-4,7°C ), Ponte Alta do Norte (-2,8°C), São Joaquim (-2,4°C), Rio Rufino (-2,3°C), Curitibanos (-2,1°C), Frei Rogério ( -1,4°C), Bom Retiro (1,3°C), Otacílio Costa (-1,1°C), Lages (-1,1°C), Palmeira (-0,5°C), Santa Cecília (-0,4°C), Fraiburgo (-0,4°C), Monte Castelo (-0,3°C) e Rio Negrinho (0°C ).

Nos próximos dias a tendência é de pequena elevação nas temperaturas já que a massa de ar frio começa a deixar o estado. A próxima onda de frio em Santa Catarina está prevista para começar no dia 20, de acordo com a NSC Meteorologia.

Colunas

Contraponto