X

Bertioga

Sistema de mão única modifica tráfego nas ruas de Bertioga

A ação atende inclusive a necessidade de disciplinar a circulação de carros no entorno das escolas e de áreas com grande fluxo de automóveis

Da Reportagem

Publicado em 21/04/2017 às 19:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Bertioga implantou recentemente o sistema binário no trânsito / Divulgação/PMB

Para enfrentar um tráfego crescente de veículos e garantir mais segurança aos usuários, Bertioga implantou recentemente o sistema binário no trânsito, ou seja, mão única em diversas vias nos bairros da região central. A ação atende inclusive a necessidade de disciplinar a circulação de carros no entorno das escolas e de áreas com grande fluxo de automóveis.

“No entorno de escolas, houve inclusive solicitação por parte dos próprios pais de alunos, para mudanças no trânsito, já que o trafego nestes locais era bastante sobrecarregado em horários de picos (entrada e saída de alunos), como é caso da Rua Manoel da Nóbrega. Essa medida é importante para acompanhar o crescimento da Cidade, de forma ordenada, evitando agravamentos futuros para o trânsito”, afirmou o diretor de Trânsito e Transportes,Fabiano Teles de Oliveira.

Apesar de ser uma ação que incomoda muitos motoristas, por exigir que eles obedeçam ao sentido único em algumas vias, ela garante fluidez ao trânsito, evitando congestionamentos e diminuindo o risco de acidentes.

O Município até então não tinha adotado essa ordenação para vias e avenidas, que é uma medida comum em grandes centros e em outras cidades da Baixada. Com a pavimentação das ruas de diversos bairros, Bertioga precisou melhorar as condições de tráfego, por essa razão, foi implantado o sistema binário, com vias de mão dupla e de mão única, que atendem principalmente a demanda de escolas, itinerário dos ônibus, e locais de grande fluxo de veículos.

Hoje, Bertioga conta com mais de 22 mil veículos em sua frota registrada. Ainda, frota flutuante de nove mil automóveis nos dias úteis, e outros 14 mil aos finais de semana. Na temporada e feriados, pode chegar a 80 mil carros em circulação no Município.

Pavimentação

O diretor de Trânsito ainda afirmou que a pavimentação gera aumento de velocidade do fluxo viário, por isso, a mão dupla pode gerar conflitos e acidentes diversos.

Assim, a implantação da mão única foi fundamental para a redução do problema, principalmente nas áreas com polos geradores de trafego, como o Hospital, comércios, órgãos públicos e outros.

Além disso, ele explicou que “com o sistema binário, o motorista que deseja chegar a um local que já tenha ultrapassado, deve usar outras vias para poder retornar, o que pode trazer inconvenientes para algumas pessoas, porém, melhora consideravelmente o fluxo viário, já que garante que o tráfego se mova mais rápido e, ainda, simplifica as interseções, reduz conflitos e consequentes riscos de acidentes”.

Para orientar os motoristas do novo sentido das vias, a equipe da Diretoria de Trânsito tem intensificado as ações, principalmente nas ruas no entorno das escolas e das áreas com maior fluxo de veículos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter