X

Bertioga

Reforma do CAPS melhora acessibilidade e atendimento aos usuários

Os trabalhos duraram três meses, sem interrupção dos atendimentos

Da Reportagem

Publicado em 22/05/2018 às 14:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Todos os espaços do CAPS foram reformados / Diego Bachiéga

Foi oficialmente entregue nesta segunda-feira (21), a reforma do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I). A obra trouxe melhoria dos ambientes, mais acessibilidade e conforto para os usuários e trabalhadores da unidade. Os trabalhos duraram três meses, sem interrupção dos atendimentos.

Segundo a Coordenadora do CAPS I, Vanessa Xavier Oliveira, a reforma trará benefícios e possíveis recursos para serem investidos no local, que atualmente é bancado com recursos do Município. "Alem de possibilitar a melhoria no trabalho da equipe e para os pacientes, estamos trabalhando para habilitar o CAPS. Com a reforma, estamos a um passo da habilitação, que já foi deferida. Como o Ministério da Saúde destina recurso para os centros de todo o Brasil, podemos receber verba para melhorar ainda mais o atendimento".

Todos os espaços do CAPS foram reformados. O local está mais claro, com mais segurança, limpo, organizado e mais possibilidade de higienização. Proporcionou ainda um ambiente mais acolhedor e humanizado. As partes interna e externa receberam pintura, o portão e o piso externo foram trocados, fiação e hidráulica tiveram ajustes e três consultórios receberam pias. Além disso, os três banheiros foram melhorados: um ampliado e dois adaptados, agora, são acessíveis. Os dois banheiros acessíveis trouxeram mais conforto ao portador de necessidades especiais. O espaço foi otimizado e alguns ambientes ampliados".

O secretário de saúde, Jurandyr José Teixeira das Neves, destacou o expressivo número de 600 atendimentos por mês realizados no local e a coesão da equipe. "É com amor e afeto que se reintegram pessoas. Não é só uma questão técnica. É uma questão de coração".

Já o prefeito do Município, Caio Matheus, destacou e elogiou o trabalho dos profissionais de Saúde da Cidade. "Fico feliz em começar a colher resultados de projetos iniciados ano passado, graças ao trabalho de equipe e o enfrentamento".

O que é

No CAPS, são atendidas pessoas com transtorno mental moderado, grave e persistente, incluindo pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. São 1.500 usuários cadastrados, incluindo ativos e inativos. A equipe é composta por psicólogo, enfermeira, auxiliares de enfermagem, cozinheira, médica psiquiatra, funcionários administrativos, assistentes sociais, entre outros. Também é feito o trabalho de orientação à família, grupos de apoio, rodas de conversa, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, atividades festivas com foco no bem-estar e na reabilitação psicossocial.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Ator coreano Sung Hoon anuncia doações para vítimas do RS

Hoon vem ao país como parte na campanha de divulgação do dorama 'A Vingança do Casamento Perfeito'

Santos

Live internacional apresenta plano de ação santista para a Agenda 2030

Conversa se aprofundará na última das 17 bandeiras da Agenda 2030, que aborda Parcerias e Meios de Implementação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter