Santos Vacinação 2

Desde fevereiro, todas as praias de Bertioga estão próprias para banho

Os dados são da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Cetesb

Comentar
Compartilhar
25 NOV 2017Por Da Reportagem18h31
Praia da Enseada, em BertiogaFoto: Divulgação

Moradores e turistas que visitam Bertioga podem “mergulhar tranquilos” nas praias da Cidade. É que, desde a segunda quinzena de fevereiro, toda a faixa litorânea da Cidade ostenta a bandeira verde de própria para banho. Os dados são da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Cetesb.

Quando uma praia tem balneabilidade própria para banho, significa que a água está liberada para recreação (natação, mergulho, esqui aquático etc) e contato direto e prolongado.

Para atestar a balneabilidade das praias, a agência estadual leva em consideração alguns critérios e indicadores, como a densidade de coliformes fecais presentes na água.

Vários fatores influenciam na qualidade da água, como a existência de despejos domésticos gerados nas proximidades, córregos afluindo ao mar, fisiografia da praia, chuvas, condições de maré, entre outros.

“Ações de fiscalização constantes nos permitem, junto com demais entes envolvidos, CETESB e SABESP, melhor monitoramento de lançamentos irregulares de esgoto nos canais de drenagem que desembocam no mar, a fim de garantir a balneabilidade de nossas lindas praias”, diz o secretário de Meio Ambiente do Município.

Saúde pública

Praias contaminadas podem expor banhistas a bactérias, vírus e protozoários. As doenças relacionadas ao banho, em geral, não são graves, como a gastroenterite, que apresenta como enjôo, vômitos, dores de estômago, diarréia, dor de cabeça e febre. Outras doenças menos graves incluem infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta. Em locais muito contaminados os banhistas podem se expor a doenças mais graves, como disenteria, hepatite A, cólera e febre tifóide.

Crianças, idosos e pessoas com baixa resistência são as mais suscetíveis a desenvolver doenças ou infecções após terem nadado em águas contaminadas. É recomendável não tomar banho em praias impróprias; evitar contato com cursos d’água que afluem às praias, evitar praias que recebem corpos d’água de qualidade desconhecida; não ingerir água do mar e não levar animais à praia.

Curta as praias à vontade!

Certificada como Município Verde Azul, Bertioga possui 33 quilômetros de praias para todos os gostos.

Praia da Enseada – Localizada no centro da Cidade, teve a orla reurbanizada com projeto do renomado arquiteto Ruy Ohtake. É um excelente local para pesca e para avistar importantes pontos turísticos da Cidade, como o Forte São João. Também é possível praticar atividades náuticas com o aluguel de barcos para pescaria ou passeios de escuna.

Cantão do Indaiá - É o final da Praia da Enseada, com águas calmas, ideal para a prática de esportes náuticos e também para o turismo de acessibilidade.

Praia de Itaguaré – Boa opção para quem quer um contato com a natureza intocada. Está preservada por lei, com a criação do Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb).

Praia de Guaratuba - Tem mar aberto com águas cristalinas, entre os rios Itaguaré e Guaratuba, criando um lindo cenário de lazer para a família.

Diário da Copa

RUSSIA 2018
Faltam
dias para a Copa

Colunas

Contraponto